Conheça 3 protótipos de carros revolucionários

Conheça 3 protótipos de carros revolucionários

Desde a invenção do primeiro carro a combustão, patenteado em 1886 pelo alemão Karl Benz, os automóveis vêm evoluindo constantemente. Ao longo do tempo, passando de três rodas para quatro, com diferentes tipos de motores, velocidades e design, os carros foram sendo modificados, chegando a ser o que são hoje.

No entanto, engana-se quem pensa que chegamos ao limite do avanço tecnológico e que as mudanças futuras serão apenas em relação a pequenos detalhes. Existem projetos que envolvem conceitos totalmente novos e que prometem revolucionar de maneira drástica a nossa forma de transporte diária.

Conheça 3 protótipos de carros que foram apresentados recentemente e que te deixarão impressionado:

1. Aeromobil: o carro que voa.

De acordo com o site oficial do Aeromobil, o veículo se transforma em segundos em um avião. Ele pode funcionar como um carro tradicional, circulando em rodovias, utilizando gasolina e cabendo em vagas de garagem, ou como um avião, utilizando qualquer pista de pouso, de grama ou pavimento, com poucos metros de comprimento. O protótipo na versão 3.0 já está finalizado e está sendo testado desde o final de 2014. Confira o vídeo de apresentação do modelo:

2. Google Self-Driving Car: o carro que dirige sozinho.

Como já mostramos neste post, segundo o blog oficial do projeto, o intuito é criar carros capazes de solucionar alguns problemas causados pelos veículos tradicionais, como os acidentes de carro e a impossibilidade de que algumas pessoas possam dirigir. Indivíduos com deficiência visual, idosos e pessoas embriagadas, por exemplo, poderão deslocar-se tranquilamente, sem precisar se preocupar em dirigir o carro.

Recentemente, Ray Kurzweil, especialista do Google em inteligência artificial, afirmou que “Os Google Car já percorreram cerca de um milhão de milhas (1,6 milhão de quilômetros) sem acidentes. Um dia um veículo autônomo terá um acidente e isto provocará grandes manchetes, mas enquanto estamos falando várias pessoas morrem em acidentes de trânsito”.

Confira este vídeo que explica seu funcionamento:

3. MRV da NASA: o carro controlado remotamente

O “veículo robótico modular” (MRV), desenvolvido pela NASA, também traz algumas novidades interessantes. Para começar, o carro é controlado remotamente e possui previsão para ser totalmente autônomo em breve. Além disso, as suas rodas são independentes e podem girar 180º, permitindo novos movimentos que facilitam a condução. Para fazer uma baliza, por exemplo, bastaria girar todas as rodas para o mesmo lado, sem precisar realizar nenhuma manobra difícil.

Dirigir um carro desses parece ser bem divertido. Veja a experiência de um motorista no vídeo abaixo:

Qual desses carros você gostaria de poder comprar no futuro?

 

 

Fontes Consultadas:

http://hypescience.com/quem-inventou-o-carro/ 
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/veiculos-autonomos-sao-futuro-do-automovel-segundo-google

Receba nossa newsletter