Modernidade, criatividade e sustentabilidade: são essas as palavras que encontramos para descrever o trabalho de algumas pessoas que saíram do lugar comum e construíram casas utilizando materiais ecologicamente amigáveis e, além disso, muito mais econômicos do que os tradicionais. A seguir, você confere três casos em que não foi preciso abrir mão do conforto e do bom gosto para fazer uma construção bastante inusitada e sustentável. Confira!

1. Casa feita com 31 containers

Você provavelmente pensa que uma casa feita com containers não deve apresentar um visual muito agradável, não é? Pois saiba que está enganado! Uma casa localizada em Graceville, na Austrália, foi construída com a utilização de 31 containers e é um exemplo de modernidade e sofisticação. Com 560 metros quadrados, a construção é capaz de causar muita inveja em quem optou por materiais tradicionais e deixou a reciclagem de lado. Confira você mesmo o resultado:

imagem1

imagem2

imagem3

imagem4

Imagens: ZeilgerBuild

2. Casa feita com materiais naturais

A sustentabilidade, além de ser ética, também é chique! Quem pode provar isso é o arquiteto brasileiro Michel Habib, que construiu uma belíssima casa priorizando a utilização de materiais oferecidos pela natureza, como barro, pedras, bambu e madeira. A solução ecológica e econômica trouxe uma sensação de aconchego e beleza ao ambiente que nenhum outro material seria capaz de fornecer. Veja algumas imagens da inusitada residência:

imagem5

imagem6

imagem7

Fotos: Projeto PorQueNão?

3. Casa feita com papelão

Não se trata de uma casa de brinquedo ou de uma residência que pode se desfazer com as primeiras gotas de chuva que atingirem suas paredes. Estamos falando de uma casa de papelão capaz de durar 100 anos! Isso mesmo, a Wikkelhouse é uma opção super sustentável e econômica que garante uma montagem em dois dias e uma durabilidade de um século! Todo o material utilizado em sua construção é reciclável (papelão, madeira, cola ecológica e Miotex) e o custo previsto é de 4.500 dólares. Se ficou curioso, veja algumas imagens que mostram o seu visual:

imagem8

imagem9

imagem10

Fotos: Wikkelhouse

Fontes consultadas:

http://www.hypeness.com.br/2014/05/casa-moderna-e-ecologica-e-feita-com-31-conteineres/
http://www.thegreenestpost.com/voce-nunca-pensou-que-uma-casa-de-barro-poderia-ser-assim/
http://engenhariae.com.br/mais/arquitetura/casa-feita-com-papelao-pode-durar-100-anos/
http://www.tinyhousedesign.com/wikkelhouse/