Você quer ser um bom chefe ou um bom líder?

Você quer ser um bom chefe ou um bom líder?

Voltar

Muitas pessoas confundem os termos “chefe” e “líder”, não sabendo distingui-los. Mas, na verdade, cada um remete a significados bastante diferentes. Os chefes, geralmente, são autoritários e temidos pelos funcionários. Além disso, costumam focar apenas nos lucros e sempre apontam os erros alheios, não assumindo responsabilidades pela equipe. Os líderes, por outro lado, trabalham em conjunto com o seu time e são respeitados (e não temidos!). Eles conseguem inspirar e motivar os outros, guiando-os e ouvindo-os. Em outras palavras, os chefes mandam e os líderes orientam. Enquanto o chefe diz “vá”, o líder diz “vamos”.

No entanto, ser um bom líder não é uma tarefa assim tão fácil. Os líderes devem desenvolver um conjunto de características essenciais para que as pessoas realmente se sintam motivadas a segui-los. E o fato de termos usado a palavra “desenvolver” não foi por acaso: ninguém precisa nascer com talento nato para a liderança, pois é possível aprender estratégias para assumir um posto de comando. Por isso, trazemos aqui várias dicas para que você possa ser um líder que realmente seja visto como um modelo pelos outros. Confira!

Relacionamento interpessoal

Ser líder significa trabalhar com pessoas, que possuem características específicas, desejos e, claro, sentimentos. Por isso, tratar os funcionários com muito distanciamento e neutralidade pode acabar desmotivando-os. É muito importante saber quem são os membros da equipe e o que eles querem, levando em consideração esses elementos ao tomar qualquer decisão. As pessoas gostam de ser ouvidas e ficam mais satisfeitas quando isso acontece. Além disso, é preciso ser uma pessoa bem humorada, flexível e aberta a discussões. Outro fator importante é reconhecer o trabalho bem feito e oferecer ajuda quando houver dificuldades, ao invés de apenas reclamar de erros.

imagem1

Desempenho no trabalho

Se um líder deseja que sua equipe faça um bom trabalho e esteja motivada com os projetos, é preciso que ele faça o mesmo. Demonstrar interesse por sua área de atuação é fundamental para incentivar os outros a sentirem-se felizes com a sua profissão. Por isso, um líder deve sempre estar atualizado em relação ao seu trabalho, lendo livros e notícias sobre a área, participando de eventos e congressos, fazendo cursos de aprimoramento profissional, entre outros. Além disso, ele deve mostrar um bom desempenho, apresentando novas ideias à equipe, sendo responsável em suas atividades e estando presente para auxiliar os membros do time.

imagem2

Comunicação

Para conseguir inspirar e motivar pessoas, os líderes devem ser bons comunicadores. Eles devem saber a maneira certa de passar confiança, de engajar os trabalhadores e de fazer críticas, quando necessário. A peça-chave aqui é sempre se colocar no lugar do outro, considerando o que o público-alvo pensará sobre o que se tem a dizer. Isto é, não apenas os interesses da empresa devem estar em evidência, mas também os interesses da equipe. Para saber se comunicar, então, é necessário saber ouvir, entendendo as dores e as necessidades dos membros do time. Por fim, é preciso ser honesto e transparente, além de utilizar uma linguagem acessível e amigável.

imagem3


Se quiser aprender mais sobre como ser um bom líder, faça nosso curso “Liderança para engenheiros”, que aborda ferramentas simples e práticas para transformar gestores e profissionais de engenharia em líderes mais influentes. 
 

 
 

Para obter mais informações, clique aqui.

Faça agora mesmo a sua inscrição


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter