Você conhece a importância da CIPA?

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A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo a prevenção de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, de modo a torná-lo compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A NR5 determina que a CIPA deve ser composta por representantes dos empregados e do empregador. Entre as funções dos componentes da comissão, podemos destacar: a organização da SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho), a elaboração de relatórios de inspeção de segurança nos locais onde os funcionários desenvolvem suas atividades, a investigação de acidentes e a implementação de medidas corretivas e preventivas.

A Rede Globo do Piauí divulgou, no ano passado, uma reportagem onde é destacada a importância da implementação de CIPAS nas empresas. De acordo com a publicação, o investimento na saúde dos funcionários melhora a produtividade dos mesmos. Além disso, todas as empresas com mais de cem empregados devem eleger uma CIPA obrigatoriamente.

No vídeo, também são mostrados casos de sucesso de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, como em um hospital particular e em canteiros de obras, onde os membros atuam junto com os técnicos em segurança do trabalho. Para os operários, a presença da CIPA no canteiro de obras proporciona mais segurança e tranquilidade para todos.


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