Tecnologia, engenharia e arquitetura para o bem das crianças.

Tecnologia, engenharia e arquitetura para o bem das crianças.

Voltar

O Dia das Crianças está se aproximando e diversas homenagens estão sendo feitas em vários meios de comunicação. Por isso, decidimos fazer a nossa parte e unimos o assunto “infância” aos temas que mais abordamos em nosso blog: tecnologia, engenharia e arquitetura. Você pode estar pensando que uma coisa não tem relação com a outra, mas várias ações estão sendo desenvolvidas, nessas áreas, para um público-alvo infantil. Confira algumas curiosidades bem interessantes que encontramos sobre o assunto:

Impressora 3D e a confecção de bonecas inclusivas:

Já falamos aqui sobre as impressoras 3D e a fantástica capacidade que essas máquinas possuem para “construir” diversos objetos, como roupas, chocolates, fones de ouvido, instrumentos musicais, garrafas e até mesmo carros e casas.

Neste ano, a empresa britânica MakiesLab utilizou a tecnologia para uma causa nobre: desenvolver bonecas inspiradas em crianças especiais. Cada “Makie”, como são conhecidas as bonecas, vem com acessórios como muletas e aparelhos auditivos, e ainda podem ser customizadas para ficarem com marcas e cicatrizes na pele.

A ideia surgiu a partir da campanha “Toy Like Me”, que foi criada nas redes sociais por pais que desejam que os brinquedos representem de forma positiva as necessidades especiais de seus filhos. A Playmobil também se uniu à causa recentemente e está desenvolvendo brinquedos com deficiências físicas. Para saber mais, acesse a fanpage da campanha.

Fonte da imagem: https://mymakie.com/campaign/toylikeme/

Fonte da imagem: https://mymakie.com/campaign/toylikeme/

Arquitetura criativa e diversão na escola:

Por que não utilizar a arquitetura para construir lugares “à altura” da imaginação das crianças?
Na Alemanha, a escola Die Katzen possui formato de gatinho e foi idealizada pelo artista Tomi Ungerer, em parceria com a arquiteta Ayla-Suzan Yöndel . O intuito foi o de tornar o ambiente mais atrativo e ajudar os meninos e meninas que possuem dificuldades de se desprender dos pais e ir à escola quando são ainda muito pequenos.
As janelas parecem os olhos do felino, a porta parece a boca, o telhado parece as orelhas, e ainda há um escorregador que funciona como a cauda do animal. Uma fofura!

Fonte da imagem: Hypeness

Fonte da imagem: Hypeness

Engenheiros e braços protéticos divertidos:

A fundação E-Nabling The Future é composta por engenheiros e outros profissionais voluntários, como fisioterapeutas e designers, e possui como objetivo desenvolver ideias criativas e baratas para a criação de próteses infantis. Utilizando também as impressoras 3D, os membros confeccionaram próteses customizadas, inspiradas em super-heróis, e fizeram a alegria dos meninos e meninas que possuem limitações físicas.

Uma mão com as garras do Wolverine, outra segurando uma espada, outra em formato de mão de robô… São alguns dos exemplos de próteses desenvolvidas e distribuídas pelo projeto. Confira algumas imagens:

Fonte da imagem: enablingthefuture.org

Fonte da imagem: enablingthefuture.org

Fonte da imagem: enablingthefuture.org

Fonte da imagem: enablingthefuture.org

Fontes consultadas:
http://inclusaoaquilino.blogspot.com.br/2015/05/criancas-especiais-inspiram-bonecas-com.html
http://www.hypeness.com.br/2013/09/arquitetura-criativa-conheca-a-escola-em-forma-de-gato/
http://www.ideafixa.com/engenheiros-voluntarios-criaram-bracos-proteticos-inspirados-em-super-herois-para-criancas/


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter