Realização de obras de terraplenagem exige profissionais qualificados

Realização de obras de terraplenagem exige profissionais qualificados

Voltar

A fase de terraplenagem é, sem dúvida, uma das mais importantes para o sucesso da execução de projetos de construção. Essa técnica está respaldada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regula a utilização dos equipamentos utilizados nessa área, como no caso da ISO 7131:2015, por exemplo.

As normas específicas e os critérios geotécnicos devem ser aplicados de forma rigorosa, a fim de garantir a segurança e o bom funcionamento dos empreendimentos em questão. No entanto, muitas vezes são realizados projetos e execuções com profissionais despreparados, que negligenciam as regulamentações e os procedimentos que deveriam ser cumpridos e realizam trabalhos sem as especificações técnicas e sem controle de qualidade.

Fazendo uma pesquisa rápida, podemos comprovar que, de fato, essas complicações ocorrem com frequência. Em época de chuvas, desastres desse tipo tornaram-se comuns. Em 2014, por exemplo, a Tribuna de Minas reportou um caso de deslizamento de taludes em um bairro de Belo Horizonte, que deixou a via desprotegida durante um período, gerando falta de segurança para os moradores da região.

Já em São Paulo,  ocorreu uma erosão na estrada municipal Maestro de Pompeu Toledo, que teve que ficar interditada, causando desconforto aos motoristas que por ali circulavam. Além disso, outras estradas do nosso país apresentam condições inseguras de diversos tipos. No Diário do Nordeste, foi noticiado que a Polícia Rodoviária Federal realizou um alerta para que a população trafegue com segurança na Semana Santa. Entre os problemas apresentados, podemos citar o acúmulo de água e o afundamento do pavimento.

Assim, fica mais do que claro que a realização de obras de terraplenagem exige profissionais qualificados, que tenham conhecimentos técnicos adequados e realizem um trabalho completo de investigação, projeção e execução capaz de garantir um resultado de sucesso.


No período de  21 a 24 de novembro  de 2016, a Krozai oferecerá o curso “Terraplenagem –  Execução de Obra”, que será ministrado pelo professor João Paulo Batista Garofilo, graduado em engenharia civil pela FUMEC-MG com sólida experiência em planejamento, controle e custos de obras pesadas.  Atuação na coordenação e estruturação de equipes e de metodologias para governança. Desenvolvimento de padrões metodologias e processos que permitem a alta gestão, rápidas análises e fácil acompanhamento das obras. Consultor em gerenciamento de projetos, metodologia PMBOK-PMI, dentre outras. Proprietário do software Conexão Obra.

 
 

Para obter mais informações, como o local, o horário e a programação, clique aqui.

Faça agora mesmo a sua inscrição

 

 

Fontes Consultadas:

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=330702 
http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=2984#.VR1GgvnF-tA 
http://www.tribunademinas.com.br/chuva-causa-deslizamento-de-talude-e-rua-e-interditada/ 
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/03/chuva-causa-erosao-e-interdita-estrada-em-sao-miguel-arcanjo.html 
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/policia-rodoviaria-federal-faz-alerta-para-as-condicoes-das-estradas-1.1256294


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter