Produtividade: 3 dicas para o seu trabalho render mais!

Produtividade: 3 dicas para o seu trabalho render mais!

Voltar

 

O rendimento no nosso trabalho costuma variar e depende de vários fatores, como a qualidade do sono na noite anterior e o nível de dificuldade das tarefas que precisam ser realizadas. Há dias em que tudo parece fluir perfeitamente; em outras ocasiões, no entanto, manter o foco e concluir uma simples atividade pode levar horas e exigir um esforço fora do comum. Com certeza você já passou por isso, não é mesmo? É normal ficar frustrado ou até mesmo um pouco desesperado em situações assim. No entanto, o ideal é ficar calmo e colocar em prática algumas dicas simples para não cair em armadilhas de produtividade. Confira, então, 3 dicas que podem te ajudar nesses momentos!

1. Acordar cedo

Fonte da imagem: Pixabay


Aquela velha história de que é necessário começar o dia “com o pé direito” para que tudo dê certo é, de fato, verdadeira. Quando perdemos a hora, encaramos inúmeras consequências negativas: primeiramente, o nosso humor fica alterado ao longo de todo o dia, prejudicando o nosso foco e a nossa relação de empatia com as pessoas. Além disso, acordar tarde pode significar ter que abrir mão de um café da manhã reforçado, que é a base para ter energia suficiente e concluir as tarefas necessárias a tempo. Como se tudo isso não bastasse, perder a hora pode levar a um atraso para chegar ao escritório, o que diminui o tempo disponível de trabalho e, ainda, aumenta o estresse.

Dessa forma, procure sempre acordar na hora que você planejou. Para isso, deixe o seu despertador em um local do quarto que fique longe da cama. Assim, você precisará se levantar para desligar o alarme e evitará ativar a função “soneca”. Outra dica é evitar realizar atividades que exijam concentração antes de dormir, como jogar videogames ou assistir a filmes, principalmente aqueles com enredos mais pesados. Reserve um tempo para relaxar: ouça músicas tranquilas, tome um banho à luz de velas ou simplesmente medite. O importante é descansar para ter uma noite de sono de qualidade e conseguir acordar na hora programada!

2. Fazer as tarefas mais importantes primeiro

Fonte da imagem: Pixabay


Uma estratégia que muitos colocam em prática é fazer as coisas mais simples primeiro, principalmente aquelas pessoas que não se sentem muito produtivas de manhã. No entanto, à medida que vamos realizando tarefas, o nosso cérebro vai ficando mais cansado – e nosso corpo também! Por isso, aqueles que deixam as atividades mais relevantes para o final do dia podem acabar se prejudicando, já que o risco de não conseguir concluir tudo a tempo aumenta consideravelmente. Além disso, quando finalizamos uma tarefa importante, ficamos mais animados e com mais disposição para realizar outras atividades. Dessa forma, fazer o mais urgente primeiro pode te deixar livre para concluir ainda mais obrigações no final do dia.

Assim, logo no início do dia estabeleça a sua prioridade e foque em realizá-la. Evite, ao máximo, se distrair com outras atividades. Para isso, feche o seu e-mail e coloque o celular no modo avião, a fim de não ficar recebendo notificações de mídias sociais ou de comunicadores instantâneos. Deixe em sua estação de trabalho tudo aquilo que você for precisar, inclusive uma bebida e um lanchinho, se for necessário. Outra dica é dividir a atividade principal em pequenas fases, se premiando ao concluir cada uma delas. Essa premiação pode ser, por exemplo, algum tempo de descanso!

3. Saber dizer “não”

Fonte da imagem: Pixabay


Uma dica fundamental e que muitos desconhecem é saber dizer “não”. É muito comum que, logo naquele dia em que estamos cheios de trabalho para fazer, surjam as mais diversas solicitações. Negar um pedido certamente é algo que pode causar desconforto, mas se você aceitar tudo o que te pedirem pode ser que você não consiga concluir nada e acabe deixando a situação muito pior. Por isso, uma boa alternativa é conversar com a pessoa e explicar que você está com outras prioridades e tarefas mais importantes no momento e que, caso você aceite o serviço, o mesmo será entregue somente após a conclusão das obrigações que já estão na fila. A conversa é sempre a melhor solução para qualquer conflito. O importante aqui, então, é que você saiba se impor e consiga ficar com uma carga de trabalho factível!

 

E você? Conhece outra dica para ser mais produtivo? Compartilhe-a com a gente nos comentários!

 

 

Fontes consultadas:

http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/como-posso-fazer-meu-dia-de-trabalho-render-mais/

http://exame.abril.com.br/carreira/5-habitos-que-voce-deve-perder-para-ser-mais-produtivo/

 


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter