O plano deve ser elaborado pela empresa empregadora, sob sua responsabilidade, mas com a participação dos trabalhadores. De acordo com José Roberto Aragão, auditor fiscal do trabalho, o PPRA possibilita que o empresário tenha uma orientação técnica para ter conhecimento dos riscos presentes no ambiente de trabalho e para que, assim, possa preveni-los. Pensando nisso, trazemos aqui uma coletânea com alguns livros que abordam o assunto e podem te ajudar a entender melhor o funcionamento da norma e a aplicá-la em seu trabalho. Confira!

1. Aprenda como fazer

aprendacomofazer

Autor: Jaques Sherique

Descrição:

A legislação previdenciária, além de ser muito ampla e complexa, vive em permanentes transformações; esta edição apresenta assuntos que modificaram substancialmente as questões previdenciária e trabalhista quanto à preparação da documentação necessária para a instrução dos processos de solicitação de aposentadoria especial e enquadramentos previdenciários referentes ao Seguro contra Acidentes do Trabalho.
Este livro, na sua 8ª edição, permite capacitar e aprimorar os conhecimentos dos leitores, propiciando acesso a informações atualizadas quanto à aplicação de toda essa legislação. Foi amplamente revisado, levando-se em conta as permanentes alterações ocorridas, principalmente o novo modelo de Perfil Profissiográfico Previdenciário — PPP, esclarecendo aos participantes a maneira de como elaborar corretamente as Demonstrações Ambientais PPRA — PCMAT — PGR, o preenchimento do novo formulário do PPP e da nova metodologia de custeio dos Riscos Ambientais do Trabalho — RAT (antigo Seguro Acidente do Trabalho — SAT), aferidos pelo Fator Acidentário Previdenciário — FAP, levando-se em conta as recentes alterações ocorridas em diversos instrumentos legais.

Onde comprar: LTR Editora

2. NRs 7 e 9

nrs 7 e 9

Autor: Walter Luiz Pacheco

Descrição:

Com o avanço do conhecimento e da conscientização de se realizarem trabalhos com maior qualidade, frente a um mercado extremamente competitivo, a Medicina do Trabalho e a Engenharia de Segurança não podem mais ficar à deriva, e devem, a fim de acompanhar o ritmo dessas evoluções, tornar-se igualmente qualificadas, e, para tal, há a necessidade de um trabalho conjunto e sincronizado, em que as informações e seus programas sigam um fluxo lógico e claro. Para tanto, propomos neste livro um trabalho que segue esse raciocínio: uma lógica e um fluxo contínuo de informações e de programas que se relacionam entre si.
Procuramos criar uma linha de desenvolvimento dos trabalhos previstos nas Normas Regulamentadoras 7 e 9, com base em modelos de fácil composição e interpretação, além de programas acessórios que poderão ser necessários de acordo com as necessidades de cada empresa, tais como:
l PCA – Programa de Conservação Auditiva;
l PPR – Programa de Proteção Respiratória;
l PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde;
l PGL – Programa de Ginástica Laboral;
l PBS – Programa para formação da Brigada de Socorristas

Onde comprar: LTR Editora

3. Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional – Aspectos técnicos e jurídicos – Volume II – NR – 7 a NR – 12

tratado

Autor: Alexandre Demetrius Pereira

Descrição:

O plano da obra “Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional – Aspectos Técnicos e Jurídicos” está dividido em sete volumes, tendo por roteiro básico.
O volume 2 desta parte do exame da NR-7 (PCMSO), abordando os principais requisitos de medicina do trabalho e suas consequências práticas. Abrange também a NR-8 (edificações) e os detalhes do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), conforme a NR-9. São tratados também aqui os ditames para segurança em instalações elétricas, nos termos da NR-10, bem como as disposições sobre transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, inseridas na NR-11. Por último, o livro traz detalhada explicação sobre os requisitos de proteção de máquinas, nos termos da NR-12.

Onda comprar: Editora Saraiva

A fim de capacitar os profissionais que atuam nas áreas de segurança e saúde das empresas, a Krozai oferece o curso “PPRA – Como Elaborar e Implementar”. Este ocorrerá no dia 08/07/16 e será ministrado pelo professor Lorivando Antônio Costa. O objetivo é capacitar profissionais da área de segurança do trabalho para elaborarem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, em conformidade com a NR 9.
Para obter mais informações, clique aqui. 

Faça agora mesmo a sua inscrição

Fontes consultadas:

https://www.youtube.com/watch?v=4R1TddtCCP4
http://portal.mte.gov.br/data/files/FF80808148EC2E5E014961B76D3533A2/NR-09%20(atualizada%202014)%20II.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2015.
https://www.youtube.com/watch?v=y7gWkS1lVHo