Por que o coaching é essencial para o seu crescimento?

Por que o coaching é essencial para o seu crescimento?

Voltar

 

A palavra “coaching” vem do inglês e significa “treinamento” ou “instrução”. Apesar de ser um termo bastante difundido no português, nem sempre fica claro qual é o verdadeiro significado dessa prática que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo empresarial. Por isso, neste post trazemos algumas informações relevantes para que você possa entender como funciona essa estratégia e de que formas você ou sua empresa podem aumentar os rendimentos com ferramentas voltadas para essa técnica. Confira! 

De onde surgiu essa prática?

A prática do “coaching” tem origem no universo esportivo. Você já deve ter percebido que os atletas de alta performance possuem um treinador que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do esportista, levando-o a atingir suas metas e objetivos de forma eficiente e satisfatória. Algumas palavras-chave que podem ser associadas a esse contexto são “disciplina”, “perseverança”, “foco” e “garra”. Se essa técnica funciona bem para os profissionais da área esportiva, por que não funcionaria bem para os profissionais da área empresarial?

Qual é o objetivo do coaching?

O propósito dessa técnica é que o coachee (ou seja, a pessoa que recebe o treinamento) defina as metas que deseja alcançar e trace estratégias assertivas para atingir seus objetivos em um prazo pré-estabelecido, tudo isso com a orientação de seu coach (o treinador). Trata-se de um processo constante, e não de uma atividade isolada ou pontual. O mentor tem o intuito de proporcionar transformações significativas que levem ao aperfeiçoamento profissional e até mesmo pessoal do indivíduo. O foco está nas soluções para problemas, no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado com experiências previamente vivenciadas.

Por que optar por essa técnica para o desenvolvimento profissional?

No coaching, a carreira é vista como um sistema complexo composto por diversos elementos. Dessa forma, não se trata de desenvolver apenas conhecimentos técnicos sobre uma área de atuação, mas sim de aprimorar a capacidade de gerenciar o trabalho, de controlar o estresse, de realizar a gestão do tempo e de se relacionar com os outros profissionais. O mentor tem a capacidade de guiar o coachee, fornecendo ferramentas para que ele mesmo tome decisões assertivas e se transforme em um gestor de sua carreira.

Quais pessoas podem se beneficiar com o coaching?

O coaching é destinado a pessoas que querem melhorar o seu desempenho, evoluir e conquistar uma melhor condição, seja em sua vida profissional ou pessoal. Trata-se de pessoas que não se acomodam facilmente e que sempre querem mais. Geralmente, empreendedores, empresários, estudantes e funcionários corporativos são os que mais procuram esse tipo de treinamento. No entanto, já existe coaching até mesmo para crianças a partir de 2 anos de idade, com o objetivo de que fiquem mais confiantes, saibam liderar e desenvolvam um pensamento mais crítico.

 

Ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário!

 

 

Fontes consultadas:

http://www.empreendedoresweb.com.br/o-que-e-coaching/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/quando-e-por-que-recorrer-ao-coaching


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter