Pensando em mudar de carreira?

Pensando em mudar de carreira?

Voltar

Quem nunca pensou em mudar de carreira que atire a primeira pedra! Como todas as profissões têm seus altos e baixos, é comum que as pessoas questionem se querem continuar trabalhando na mesma área pelo resto de suas vidas. Seja por questões financeiras, pessoais, familiares, ou por várias outras, é necessário refletir bastante antes de tomar uma decisão definitiva.

Por isso, trazemos aqui alguns pontos que devem ser considerados a fim de tomar uma decisão madura e sensata. Confira:

Idade:

Um dos fatores que mais pesam na hora de tomar a decisão de mudar de carreira é a idade. A maioria das pessoas que já possuem uma carreira sólida ou que têm mais de 30 anos acreditam que estão velhas demais para procurar novos caminhos. Mas não se engane: não há idade certa para recomeçar.

Um ótimo exemplo disso foi o Taikichiro Mori, japonês que foi considerado o homem mais rico do mundo no início dos anos 90 pela revista Forbes. Sua fortuna começou a ser erguida quando ele já tinha 55 anos, alcançando um valor de 13 bilhões de dólares.

No final do ano passado, o site da UOL publicou uma reportagem com 5 dicas para quem se encontra nessa situação, sendo elas: ter calma, olhar para o passado, planejar, procurar um hobby e construir uma rede de relacionamentos. Além disso, o coordenador adjunto do SOP-UFRGS (Serviço de Orientação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Marco Antônio Teixeira, também deu algumas dicas:

“Pode acontecer no início da carreira, ou aos 40, 60 anos. O importante é monitorar se o rumo que está seguindo é coerente com seus objetivos de vida. Todos mudam ao longo dos anos. A pessoa pode encontrar novas prioridades ou atingir uma estabilidade e não se sentir mais desafiada”.

Fonte: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2014/12/02/quer-mudar-de-carreira-mas-acha-que-passou-da-idade-veja-dicas.htm

Profissão adequada:

Outro fator que não pode ser deixado de lado é a procura pela profissão adequada. Às vezes, as pessoas possuem uma vontade enorme de largar suas carreiras, mas sem saber muito bem o que querem fazer. Nessas horas, é necessário tomar alguns cuidados para não abandonar tudo o que foi construído e acabar “ficando na mão”.

O site da Universia publicou, no início do ano, várias dicas para poder escolher uma carreira nova com responsabilidade. Em primeiro lugar, é necessário conhecer sua personalidade, o que pode ser feito através de testes vocacionais e, claro, através da própria intuição.

Outra maneira de “se descobrir” é participando de trabalhos voluntários. Dessa forma, você poderá adquirir experiência e analisar se o trabalho nessa área é mesmo o que você quer.

Acompanhar um profissional também é uma boa opção para saber como é a rotina dos trabalhadores da área em que você almeja atuar. Ainda é possível ir a feiras de profissões para descobrir informações sobre a atividade profissional em questão e fazer novos contatos.

Por último, se a nova carreira exige a obtenção de um diploma, é necessário conhecer o currículo das universidades e assistir a aulas isoladas e palestras para ter certeza que é isso mesmo o que você quer.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/01/07/1117880/quer-mudar-carreira-2015-conheca-dicas-escolher-area-certa.html

Exemplos de pessoas que mudaram de carreira

Conhecer casos de pessoas que mudaram de carreira também pode te ajudar a definir o melhor caminho a seguir. No site do G1, há uma reportagem que apresenta alguns cases e dá dicas para te ajudar.
Confira o texto clicando aqui.

Crédito da imagem: http://pixabay.com/pt/mulher-trabalhando-690036/


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter