Obras incríveis no Brasil: que tal visitar?

Obras incríveis no Brasil: que tal visitar?

Voltar

Muito se fala das obras de engenharia e arquitetura incríveis que podem ser encontradas ao redor do mundo. Já postamos aqui no blog uma seleção com 5 das obras mais extraordinárias da história, sendo elas: a Grande Muralha da China, o Eurotúnel, o Aqueduto de Segóvia, o Canal do Panamá e a Grande Pirâmide de Gizé.

No entanto, não precisamos ir tão longe para conhecermos obras capazes de nos deixar impressionados e apaixonados pelo universo da engenharia e da arquitetura. Aqui no Brasil há diversas construções que merecem e podem ser visitadas caso você more perto ou esteja de passeio na cidade onde se encontram.

Confira a seleção que fizemos com alguns dos pontos mais incríveis do nosso território:

1) Complexo Hidroelétrico de Itaipu:

O complexo hidrelétrico de Itaipu está localizado no Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construído em uma parceria entre os dois países, a obra foi inaugurada em 1984 e ocupa atualmente a segunda posição entre os maiores produtores de energia do mundo, ficando atrás apenas da Hidrelétrica das Três Gargantas, na China. De acordo com o site do complexo, a barragem é a maior geradora de energia limpa do planeta. Na página oficial é possível visualizar diversas opções de turismo no local; confira aqui.

1

2) Ponte Rio-Niterói:

A ponte Rio-Niterói, localizada no Estado do Rio de Janeiro, tem como nome oficial “Presidente Costa e Silva”. A obra começou a ser idealizada em 1875, mas foi em 1968 que o projeto foi autorizado, tendo sido inaugurado em 1974, quase 100 anos após seu primeiro conceito. Com extensão de mais de 13 quilômetros, é hoje a 11ª maior ponte do mundo e destaca-se por sua enorme beleza.

2

3) Cristo Redentor:

O Cristo Redentor dispensa apresentações, já que é mundialmente conhecido e é um dos símbolos do nosso país. Considerado uma das sete novas maravilhas do mundo, o monumento localiza-se no bairro Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1931, fica a aproximadamente 710 metros acima do nível do mar, no morro do Corcovado. Possui 30 metros de altura e 28 de largura. Os preços para visitação variam de acordo com a época do ano e com o meio de transporte escolhido (trem, van ou a pé). Para saber mais, acesse o site oficial aqui.

3

4) Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida:

Localizada em Brasília, foi inaugurada em 1970 e projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemayer. A obra foi construída abaixo do nível do solo e as dezesseis colunas de concreto que a conformam pesam noventa toneladas. Foi o primeiro monumento de Brasília e possui três esculturas de anjos em seu interior, que ficam suspensos por cabos de aço. É considerado um dos projetos mais famosos de Niemayer.

4

E você, qual obra indicaria para ser visitada no Brasil? Conte-nos!

Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niter%C3%B3i
https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_Bras%C3%ADlia


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter