O que é a manufatura enxuta?

O que é a manufatura enxuta?

Voltar

O que é conhecido como “manufatura enxuta” (em inglês “lean manufacturing”) surgiu no Japão após a segunda guerra mundial, devido à necessidade de encontrar um sistema superior ao de produção em massa, no sentido de aproveitar mais os recursos, já que o país se encontrava devastado e sem capital.

Como todos sabem, a produção em massa de Henry Ford consistia na divisão de tarefas entre os trabalhadores, ficando cada um responsável por uma ação específica da produção, o que ficou conhecido como linha de montagem. Dessa forma, eram produzidos vários produtos iguais em grande escala, com a ajuda de poderosas máquinas. A ideia de Ford era preço baixo e venda alta, e em 1926 chegou a produzir 2 milhões de carros populares.

Em 1937, Kiichiro Toyoda fundou oficialmente a Toyota Motor Corporation (TMC), no Japão. No entanto, a produção em massa não poderia ser utilizada em sua fábrica, por vários motivos. Um deles era que a economia do país estava enfraquecida e não seria possível comprar as grandes máquinas necessárias; além disso, o mercado japonês exigia variedade de modelos, o que iria contra a filosofia da produção em massa.

Assim surgiu o sistema de produção da Toyota, que procurava “fazer mais com menos”, produzindo apenas o necessário, na medida certa, sem desperdícios. A principal filosofia era livrar-se de qualquer coisa que não agregasse valor ao produto, e foram criadas oito categorias de desperdícios principais: superprodução, tempo de espera, transporte, processos desnecessários, movimento, defeitos, estoque e conhecimento sem ligação.

Esses desperdícios também se conhecem como “mudas” e são aquilo pelo que os clientes não estão dispostos a pagar. Em outras palavras, aquilo que não agrega valor ao produto e que o cliente não pode enxergar, de fato, é considerado uma “muda”. Dessa forma, é necessário melhorar os processos e evitar esses desperdícios, a fim de aumentar os lucros da empresa.


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter