NR12: Por que essa norma é tão relevante?

NR12: Por que essa norma é tão relevante?

Voltar

De acordo com o documento oficial publicado no portal do Ministério do Trabalho, a NR12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

O consultor do SENAI Alan Oliveira afirmou, em vídeo publicado no canal do SENAI Ceará, que todas as instituições que operam com máquinas e equipamentos, sejam elas pequenas, médias, ou grandes, devem se adequar à legislação. Caso contrário, podem ocorrer multas e indenizações por acidentes de trabalho.

Além dos prejuízos financeiros que podem surgir ao não seguir a NR12, graves acidentes, muitas vezes fatais, estão propensos a acontecer. Segundo dados das Comunicações de Acidentes de Trabalho ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), divulgados no site reporterbrasil.org, 55.118 trabalhadores sofreram acidentes com máquinas em 2013, que resultaram em mortes ou incapacitações.

Ainda de acordo com a publicação, a causa dessas tragédias é, na maioria das vezes, o fato de que muitas empresas brasileiras não cumprem a NR12 e, em muitos casos, ainda tentam suspendê-la. De acordo com Alessandro da Silva, juiz do trabalho de Santa Catarina, não cumprir a legislação significa a assinatura da permissão de acidentes.


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter