NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão

NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão

Voltar

A NBR 5410 “estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.), incluindo as pré-fabricadas”.

Assim, o seguimento desta Norma é indispensável para evitar inúmeros acidentes. Em 2014, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) divulgou os números de acidentes ocorridos no ano de 2013 em decorrência da eletricidade. Os dados da estatística foram alarmantes: houve 592 mortes, 173 choques com sequelas e 234 incidentes com curto-circuito.

Outro dado surpreendente é que mais de 70% dos acidentes causados na rede aérea são gerados por imprudência dos profissionais da área, que realizam os trabalhos sem tomar as medidas necessárias de segurança. Além disso, segundo a Associação, ocorreram 156 acidentes fatais envolvendo o uso de eletricidade dentro de casa, o que demonstra a necessidade de revisão das instalações elétricas residenciais.

De acordo com o diretor da Abracopel, Edson Martinho, a maioria dos acidentes em residências não ocorreria com o cumprimento da NBR 5410. No site oficial da associação, ele afirmou que:

“Todos os casos seriam evitados por ações simples como, por exemplo, a verificação da instalação elétrica de acordo com a norma técnica NBR 5410 – antes de colocar em uso e uma verificação periódica, o uso de DR, a contratação de profissionais legalmente habilitados e com conhecimento atualizado das instalações para realizar serviços de eletricidade, entre outras pequenas atitudes que sempre direcionam para a conscientização dos riscos da eletricidade”.

Dessa forma, fica evidente a necessidade da conscientização sobre os regulamentos referentes às instalações elétricas, bem como o preparo dos profissionais que trabalham com eletricidade.


No período de 16 a 18/10/2017, a Krozai, em parceria com a COBRAPI, oferecerá o curso Projeto de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que mostrará, de forma clara, a elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais de baixa tensão, conforme a NBR 5410, de 2004. O curso será ministrado pelo professor Ricardo Prado Tamietti, engenheiro eletricista e consultor da COBRAPI.
 
 

Para obter mais informações, como o local, o horário e a programação, clique aqui.

 

 

 

Fontes Consultadas:

http://www.jornaldainstalacao.com.br/index.php?id_secao=1&noticia=11999
http://www.abracopel.org/artigos-tecnicos/quantos-acidentes-de-origem-eletrica-podem-ser-evitados/
http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/normas%20e%20relat%F3rios/NRs/nbr_5410.pdf


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter