Ao pensar em meditação, muitas pessoas imaginam um cenário em que há alguém em meio à natureza, com as pernas cruzadas, os olhos fechados e as mãos para cima, em um gesto de transcendência espiritual. É claro que alguns meditam assim, mas essa não é a única maneira de se desconectar do mundo e de relaxar. No meio urbano, os indivíduos têm procurado, cada vez mais, formas de meditar para aumentar a produtividade no trabalho. Inclusive, diversas empresas já investem em treinamentos que ensinam técnicas aos profissionais para aplicar essa “arte” no mundo corporativo. Esse tipo de prática traz vantagens tanto para os trabalhadores, que adquirem uma sensação de equilíbrio e felicidade, quanto para as empresas, que colhem os resultados advindos do aumento de produtividade de quem ganha maior foco ao meditar.

Conceição Trucom, em um texto para o site “DoceLimão”, faz uma analogia muito interessante entre a meditação e uma garrafa com areia e água. Se balançarmos essa garrafa, a água ficará misturada com a areia e teremos uma visão turva, embaçada. Se a deixarmos em repouso durante um tempo, por outro lado, a areia se acomodará no fundo e a água permanecerá quieta e transparente. É dessa forma que funciona nossa mente: quando estamos acordados (e mesmo quando dormimos), vários pensamentos se remexem e se misturam e, muitas vezes, não podemos ver as coisas claramente. Se meditarmos durante um tempo, no entanto, as coisas podem ficar muito mais claras e estáveis. Mas, então, como meditar? Quais são as vantagens advindas desse hábito?

Como meditar?

Não existe uma forma certa para meditar. Em alguns casos, como na empresa Mead Johnson Nutrition, em São Paulo, os funcionários se reúnem e, durante 20 minutos, ficam de olhos fechados e repetem palavras mentalmente, até que consigam se acalmar e relaxar, livrando a mente de qualquer pensamento. “Aprimoramos nossa capacidade de lidar com situações estressantes”, contou o presidente da empresa no Brasil, Nestor Sequeiros, à revista Época. No Google, essa técnica também é bastante popular entre os funcionários e, na filial da Califórnia, já existe um programa totalmente voltado para a meditação, chamado “Procure dentro de você”. Esse tipo de prática pode incluir técnicas de respiração, mantras individuais, luzes baixas, incensos, entre muitos outros.

Por outro lado, não é necessário ouvir músicas relaxantes ou sentir aromas especiais para poder meditar. De acordo com Andy Puddicombe, especialista na área, a única coisa que uma pessoa realmente precisa para meditar é reservar 10 minutos de seu dia com o intuito de, simplesmente, esvaziar a mente. Nesse momento, fica proibido realizar qualquer tipo de atividade, como comer, mexer no celular ou inclusive planejar o que fazer a seguir. O ideal é não pensar em nada, tentar realmente fugir de qualquer tipo de distração ou reflexão. No Portal Administradores, são dadas algumas dicas sobre o assunto:

Quais são as vantagens de meditar?

• Reduzir o estresse: com a correria e a pressão do dia a dia, a grande maioria dos trabalhadores vivem estressados e com a cabeça cheia de problemas. Ter um momento para meditar permite que a pessoa se desligue durante um tempo e passe a ter uma visão melhor das situações, ganhando maior controle sobre suas emoções e, consequentemente, reduzindo o estresse.

• Aumentar o foco: quando meditamos, temos que ignorar distrações ao nosso redor para conseguirmos nos desconectar do mundo e esvaziar a mente. Essa prática faz com que aprendamos a ter mais foco e que consigamos ignorar distrações de diversos tipos, o que permite que nos concentremos melhor nas tarefas e aumentemos a produtividade.

• Melhorar o relacionamento com as pessoas: quando estamos mais tranquilos e relaxados, tendemos a ser mais simpáticos com os nossos colegas e mais abertos à cooperação. As pessoas que meditam possuem maior empatia e sensibilidade, o que permite estabelecer melhores relacionamentos e parcerias mais sólidas. Consequentemente, é possível aumentar a qualidade e a quantidade de trabalho realizado.

Por isso, vale a pena reservar alguns minutos do seu dia para meditar. Assim, você estará investindo na sua produtividade e, principalmente, na sua felicidade! Aprenda mais assistindo este interessante vídeo sobre o assunto: