Engenheiros admiráveis da história da humanidade

Engenheiros admiráveis da história da humanidade

Voltar


Você já ouviu a frase “a história da civilização é a história da engenharia”?
Certamente não podemos negar a importância dos engenheiros para o avanço da humanidade. Como disse John C. Calhoun, Jr., em 1963:

“É responsabilidade do engenheiro estar atento às necessidades sociais e decidir como as leis da ciência podem ser melhor adaptadas através da engenharia a fim de cumprir essas necessidades”.

Se não fosse por esses profissionais, não teríamos itens que hoje são considerados indispensáveis em nossa sociedade, como edifícios, pontes, carros, energia e praticamente tudo o que facilita a nossa vida.
Por isso, fizemos uma lista com alguns engenheiros admiráveis da história da humanidade, que merecem a nossa apreciação diariamente. Confira:

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci

1. Leonardo da Vinci
O polímata italiano é considerado por muitos o maior gênio da história da humanidade. Nascido em 1452, da Vinci, além de engenheiro, era também pintor, matemático, cientista, inventor, poeta, arquiteto, entre outros. Entre seus projetos conhecidos, encontram-se pontes, máquinas de guerra e máquinas voadoras.

2. Gustave Eiffel
O engenheiro francês, nascido em 1832, foi quem desenhou a torre que leva seu nome e que é o símbolo da cidade de Paris. Mas, o que muitos não sabem, é que ele também construiu as eclusas do canal do Panamá e os alicerces sobre os quais se ergue a Estátua da Liberdade.

3. Nikolaus August Otto
O engenheiro alemão, nascido em 1832, construiu o primeiro motor a gás em 1861. Ele é o responsável pela criação do ciclo de quatro tempos de movimento do êmbolo, ou Ciclo de Otto. Em 1867, o engenheiro ganhou uma medalha de ouro por seu motor de gás atmosférico na Exposição de Paris.

4. Sergei Korolev
O engenheiro ucraniano, nascido em 1906, foi engenheiro-chefe do programa espacial soviético e projetou os primeiros foguetes do mesmo. Ele é conhecido por conceber o lançamento, em 1957, do primeiro satélite do mundo, o Sputnik, e também a primeira viagem espacial tripulada ao espaço, em 1961, que transformou o cosmonauta Yuri Gagarin em um mito internacional.

Steve Wozniak

Steve Wozniak

5. Steve Wozniak
O engenheiro eletricista e cientista da computação americano, nascido em 1950, é famoso por ser cofundador da Apple Computers. Ele é responsável por revolucionar o uso do computador, tornando-o um item acessível para um grande público, e não apenas para especialistas em tecnologia. Se não fosse por ele, provavelmente agora você não estaria lendo este texto aqui. Impressionante, ou não?

 

 

Fontes Consultadas:
http://discoverybrasil.uol.com.br/
http://www.theguardian.com/science/2011/mar/13/yuri-gagarin-first-space-korolev

 
 
 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter