Drones: 4 vantagens do seu uso na engenharia

Drones: 4 vantagens do seu uso na engenharia

Voltar

 

Inicialmente criados para serem utilizados em guerras, hoje em dia os veículos aéreos não tripulados (VANTs) já exercem funções em diversas áreas, desde entrega de mercadorias até distribuição de conectividade em áreas sem internet. Os drones, como já falamos neste post, estão ganhando cada vez mais popularidade no mercado de construção civil e engenharia. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem todas as vantagens que esses pequenos helicópteros tem a oferecer. Confira a nossa lista e surpreenda-se!

1. Imagens aéreas a preço acessível

As imagens aéreas podem trazer diversas vantagens na área de construção. Para os projetistas e engenheiros elas podem oferecer informações para o mapeamento da área e dados sobre o terreno ou sobre a incidência solar, contribuindo para a análise de viabilidade da obra. Para os clientes dos empreendimentos, elas podem permitir que seja feito um acompanhamento da evolução do processo sem necessidade de ir ao local ou saber como será a vista de um apartamento mesmo antes de ele estar ponto. Antigamente, quando as únicas opções eram aviões ou helicópteros, o preço e a logística para obter fotos aéreas eram inviáveis. Com os drones, no entanto, já é possível obter essa vantagem por um custo bastante atraente!

2. Inspeções mais rápidas e eficazes

Inspeções em áreas muito altas podem ser uma dor de cabeça para construtoras e mineradoras. A utilização de métodos tradicionais, com o uso de escadas, cordas e andaimes coloca os funcionários em grave risco. Assim, todo o cuidado que os profissionais devem tomar em situações desse tipo resultam na elevação do tempo gasto para um serviço desses. Os drones, por outro lado, permitem que as inspeções sejam feitas de forma muito mais rápida e segura. Além de imagens para relatórios, os pequenos veículos podem oferecer, em alguns casos, distintos tipos de sensores como, por exemplo, sensores termais para identificar regiões com excesso de calor.

3. Segurança para os funcionários

Como falamos no item anterior, os drones são capazes de trazer mais conforto e segurança para engenheiros e operários. Evitar locais perigosos de uma obra para fazer mapeamentos ou inspeções são uma grande vantagem dos VANTs. Não é preciso que os profissionais se exponham visitando áreas de risco quando existe a opção de usar um equipamento moderno e prático em seu lugar. Os trabalhadores também podem dispensar ações arriscadas, como rapel, o que garante muito mais segurança para os envolvidos nesse tipo de processo. Assim, as empresas também se resguardam, evitando multas e ações trabalhistas contra elas.

4. Facilidade de especialização

Saber pilotar e operar um drone é um grande diferencial no currículo! E se especializar nessa atividade pode ser algo fácil e prático se você participar de nosso curso “Drone DJI Phantom”. A aula ocorrerá no dia 25 de março em Belo Horizonte (MG) e será ministrada por Pietro Cota, que desenvolve trabalhos com fotografia aérea por drone para os setores de construção civil, loteamento e mineração.

 

Clique aqui para fazer sua inscrição!

 

 

Apresentação do Curso - Drone DJI Phantom:

 

 

Fontes consultadas:

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/drones-na-construcao-civil-e-inspecao-de-infraestruturas/96527/

http://mundogeo.com/blog/2015/09/25/monitoramento-de-obras-na-construcao-civil-ja-pode-ser-feito-com-drones/


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter