Domótica: a tecnologia que crescerá extraordinariamente nos próximos anos

Domótica: a tecnologia que crescerá extraordinariamente nos próximos anos

Voltar

A domótica é a tecnologia que visa trazer mais conforto ao dia a dia das pessoas, através da automatização de ações relacionadas às tarefas de um lar. O termo surgiu a partir da junção da palavra “domus”, que significa casa, e da palavra “robótica”. As principais aplicações dessa tecnologia estão relacionadas a som, iluminação, climatização, irrigação, segurança, comunicação e cinema.

Já pensou ter que sair de casa e, com um simples movimento, desligar todas as luzes, sem precisar apertar botão por botão? Ou então acordar e, com um gesto corporal, abrir as cortinas e deixar a luz entrar, a fim de não ficar tentado a dormir uns minutinhos a mais? Fantasias como essas podem se tornar realidade com a domótica!

Em uma época em que as pessoas estão cada vez mais adeptas às novas tecnologias e às rápidas mudanças, a domótica possui potencial para conquistar diversos adeptos. No entanto, a “home automation”, como é conhecida em inglês, parece ser ainda inacessível à maior parte da população mundial. Isso porque os preços costumam ser caros e os equipamentos apresentam diversas dificuldades para a instalação.

Apesar disso, de acordo com a ABI Research, a previsão é de que a tecnologia “dê um boom” até o ano de 2018, com um crescimento de até 500 milhões de dólares. Além do mais, deu-se a conhecer que os sensores de contato – que permitem saber se portas e janelas foram fechadas corretamente – são os dispositivos mais populares entre os usuários, seguidos pelos sensores de movimento.

Algumas companhias como a “August & Kwikset” já estão vendendo fechaduras de porta operadas por smartphones, e os preços variam entre 150 e 300 dólares. A “D-Link” também está atuando na área e lançou recentemente um kit de domótica com sensor de movimento, câmera e módulo de tomada, voltado para a segurança. O kit está sendo vendido pelo valor aproximado de 160 euros.

No mês passado, um protótipo de casa inteligente, feito com a utilização de soluções domóticas, ganhou o concurso “Smart City”, em Tenerife (Espanha). Jovens do “IES Viera y Clavijo” desenharam e construíram a maquete de uma casa cuja temperatura é controlada por uma bomba de calor, a partir da leitura de sensores. Além disso, o sistema desenvolvido permite controlar a entrada e a saída da garagem através de um aplicativo móvel, entre outras ações inovadoras.

Assim, é possível perceber que a domótica vem tomando cada vez mais espaço no mercado de tecnologia e construção. É apenas uma questão de tempo até que os dispositivos de automação comecem a chamar mais a atenção das pessoas e tornem-se um dos bens mais desejados pelos usuários de tecnologia. Por isso, vale a pena sempre ficar de olho no que esse mercado tem a oferecer!

Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dom%C3%B3tica
http://tech.batanga.com/14516/el-futuro-de-la-domotica-cuando-podras-tener-tu-propia-casa-inteligente
http://www.telecomengine.com/node/87068
http://www.20minutos.es/noticia/2497512/0/prototipo-vivienda-domotica-gana-concurso-smart-city-tenerife/
http://abertoatedemadrugada.com/2015/07/d-link-lanca-kit-de-domotica-com-camara.html


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter