Conheça 5 bibliotecas fascinantes ao redor do mundo!

Conheça 5 bibliotecas fascinantes ao redor do mundo!

Voltar

 

As bibliotecas sempre foram espaços importantíssimos nas diversas sociedades humanas, já que é nelas que são guardados os livros e outras fontes de informação indispensáveis para a disseminação do conhecimento. As primeiras bibliotecas de que se tem notícia foram construídas na Mesopotâmia por volta de 669 a.C., e nelas eram armazenadas placas de argila que continham diversas mensagens. Hoje em dia, mesmo com as tecnologias da informação cada vez mais avançadas, esses locais continuam sendo relevantes e, inclusive, têm se modernizado. Além de serem espaços funcionais, em alguns casos consistem também em obras de arquitetura impressionantes! Confira, então, 5 bibliotecas belíssimas ao redor do mundo:

1. Biblioteca de Admont (Admont, Áustria)

Fonte da imagem: Wikimedia


A biblioteca de Admont, na Áustria, é uma das maiores bibliotecas dentro de um mosteiro do mundo. Foi projetada pelo arquiteto Joseph Hueber e sua construção ocorreu no ano de 1776. Em seu acervo existem aproximadamente 200.000 obras, entre livros, manuscritos e peças restauradas. O teto é formado por sete cúpulas que possuem pinturas de Bartolomeo Altomonte, representando distintas etapas do conhecimento humano. Além disso, quarenta e oito janelas fornecem luz natural ao local, deixando-o ainda mais belo!

2. Biblioteca Britânica (Londres, Inglaterra)

Fonte da imagem: Wikimedia

A Biblioteca Britânica, apesar de não parecer pelo seu exterior, é uma das maiores do mundo! Ela possui aproximadamente 150 milhões de itens, entre livros, mapas, manuscritos, jornais e outros materiais. Além disso, a cada ano ela recebe aproximadamente 3 milhões de novas aquisições. O prédio foi inaugurado em 1998, após 20 anos de construção, e possui uma grandiosa torre de vidro com 365.000 volumes da biblioteca de Jorge III, além de espaços para leitura que comportam 1200 usuários simultaneamente. O seu grande destaque, no entanto, está nas coleções especiais, que contam com a Carta Maga, o caderno de anotações de Leonardo da Vinci, manuscritos de Jane Austin e James Joyce, a gravação do discurso experimental de Nelson Mandela, entre outras preciosidades!

3. Biblioteca Real Dinamarquesa (Copenhague, Dinamarca)

Fonte da imagem: Wikimedia

Esta biblioteca é composta por quatro unidades, mas a principal delas fica em Slotsholmen, no porto de Copenhague. O prédio original foi fundado em 1906, sendo que sua sala principal é uma réplica da capela do Palácio de Carlomango, na catedral de Aquisgran. No entanto, o grande diferencial é o prédio novo, adjacente ao antigo, que ganhou o apelido de “Diamante Negro” devido à sua cobertura exterior de mármore e cristal. A vista para o mar é um diferencial a mais! Em relação ao seu acervo, são mais de 32 milhões de itens.

4. Biblioteca de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha)

Fonte da imagem: PixaBay


Por fora, a Biblioteca de Stuttgart parece um cubo mágico, com distintas formas quadradas que são iluminadas com luzes coloridas durante a noite. Por dentro, ao contrário, o design é minimalista, sendo que o piso e as paredes são totalmente brancos e sem muitos detalhes. O toque de cor é dado pelos próprios livros nas prateleiras e por alguns sofás espalhados para que os usuários possam ler as obras. O prédio moderno abriga aproximadamente 1,37 milhões de itens.

5. Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)

Fonte da imagem: Flickr


Saindo da Europa e vindo para o Brasil, temos o belíssimo Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro. A biblioteca possui o maior número de obras portuguesas fora de Portugal. O prédio data do século XIX e possui um estilo gótico-renascentista. No acervo constam aproximadamente 350 mil itens. A visita é uma ótima opção para quem mora na região ou para quem planeja uma viagem à Cidade Maravilhosa!

 

 

Fontes consultadas:

http://www.megacurioso.com.br/arquitetura-e-engenharia/39560-conheca-as-12-bibliotecas-mais-impressionantes-do-mundo-galeria-.htm

http://nomadesdigitais.com/as-21-bibliotecas-mais-maravilhosas-do-mundo-que-voce-precisa-conhecer/

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT917065-1719-4,00.html

https://es.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Real_de_Dinamarca

https://es.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_del_Monasterio_de_Admont

https://es.wikipedia.org/wiki/The_British_Library

http://www.realgabinete.com.br/

Imagem de capa:

https://pixabay.com/pt/george-peabody-b%C3%BCcherei-1629259/


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter