Como fazer uma apresentação de sucesso?

Como fazer uma apresentação de sucesso?

Voltar

 

Seja no universo laboral ou no mundo acadêmico, frequentemente temos que fazer apresentações para outras pessoas. Ter que falar com o público e mostrar um trabalho em uma reunião ou sala de aula pode ser uma tarefa bastante complicada, seja pelo nervosismo de ser o centro das atenções ou pela dificuldade em dominar o conteúdo a ser tratado. Se você já se desesperou diante de uma situação assim, estas dicas podem ser bastante úteis para você! Confira:

Antes da apresentação:

Uma das maiores dificuldades para quem vai fazer uma apresentação é vencer o nervosismo. Para isso, a melhor solução é estar bem preparado, ou seja, conhecer a fundo aquilo que vai ser dito. Estude bem o conteúdo e tire todas as dúvidas que você tenha antes do dia em que for apresentar o trabalho. Além disso, pense em possíveis dúvidas que o público possa ter, para se sentir mais confiante no momento de respondê-las.

Outra dica é fazer atividades que ajudem a relaxar, como meditação, ioga, exercícios de respiração ou outras atividades que te tragam tranquilidade, como ter contato com a natureza. Esse tipo de atitude é indispensável para estar mais calmo no dia e evitar que o nervosismo atrapalhe suas falas. Dependendo do caso, investir em calmantes naturais também pode ser uma boa pedida!

Por último, prepare o material que será utilizado na apresentação com muito cuidado. Veja se uma apresentação em Power Point ou Prezi é suficiente para atender o seu público, ou se é necessário também entregar outros materiais complementares. Revise todos os textos e tenha certeza de que o conteúdo está bem claro e fácil de ser lido. Incluir imagens, vídeos, gráficos e outros elementos pode enriquecer ainda mais seu trabalho.  

Durante a apresentação:

Não há nada pior do que estar fazendo uma apresentação e perceber falta de interesse no seu público, não é mesmo? Ver que as pessoas estão entediadas ou que não estão compreendendo bem o que você fala pode ser a gota d’água para que tudo vire um grande fracasso. Por isso, é preciso desenvolver estratégias para captar a atenção da plateia e deixar o clima mais leve e descontraído.

Uma boa dica é interagir com o público sempre que possível, ou até mesmo fazer com que interajam entre eles mesmos, formando pequenos grupos de trabalho ou discussão. Fazer perguntas ao longo da sua apresentação também é uma boa forma de captar a atenção das pessoas e de incluí-las de forma mais ativa durante esse período.

Outra opção é fazer pequenos intervalos, caso a duração seja considerável e possa resultar cansativa para os ouvintes. Variar os assuntos e abordar o mesmo tema de formas distintas também pode ser uma boa forma de tornar a apresentação mais dinâmica. E até mesmo a linguagem corporal ajuda nessas horas: ficar com o corpo mais solto e caminhar pela sala pode chamar a atenção e transmitir uma boa sensação aos outros!

Depois da apresentação:

Uma ótima dica é tomar atitudes também após a apresentação. Isso inclui pedir feedback a quem estava presente, com o intuito de mostrar que você se importa com a opinião do público – e também com o objetivo de que você possa melhorar nas próximas ocasiões. Além disso, enviar os materiais ao e-mail dos participantes pode ser outra boa forma de manter o contato com as pessoas mesmo após a finalização da apresentação. Também é interessante conversar com as pessoas no final, aproveitando a oportunidade para ampliar o seu networking.

 

Gostou das dicas? Tem outra ideia para fazer uma apresentação ser um sucesso? Deixe seu comentário!

 

 

Fontes consultadas:

http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/como-enfrentar-o-medo-de-falar-em-publico/

http://exame.abril.com.br/carreira/6-truques-para-reter-a-atencao-da-plateia-numa-apresentacao/

Imagem de capa:

https://pixabay.com/pt/palestra-palestrante-homem-318124/


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter