Já sabemos que o simples fato de comparecer às aulas não é suficiente para garantir um aprendizado pleno e satisfatório. Adquirir conhecimentos exige muita dedicação e horas de estudo extraclasse. No entanto, nos dias atuais, a maioria das pessoas realiza inúmeras atividades em seu dia a dia, e arrumar tempo para os estudos pode parecer uma tarefa impossível.

Por isso, neste post, trazemos várias dicas para que você consiga aumentar o seu rendimento mesmo com o tempo curto. Ao desenvolver algumas estratégias simples, você aumentará sua produtividade e aprenderá a organizar a sua rotina, lidando melhor com o tempo. Confira!

1. Faça um planejamento e trace metas.

Antes de iniciar a sua sessão de estudos, defina exatamente quais conteúdos específicos você vai estudar, quais materiais vão ser utilizados para isso, quais exercícios você fará (se for o caso) e quanto tempo pretende gastar para concluir essas tarefas. Trace metas específicas, como “ler da página 150 à página 230 até as 15h” ou “fazer os exercícios de 1 a 30 até as 17h”. Assim, fica muito mais difícil se perder e as chances de você se manter no caminho serão bem maiores.

metas

2. Premie-se.

Após traçar as suas metas, estabeleça premiações para cada tarefa cumprida, como se fosse um jogo. Essa simples atitude pode te deixar bem mais motivado a concluir suas obrigações, já que você sabe que algo muito bom será obtido em troca. Os presentes podem variar de acordo com o que você preferir, mas alguns exemplos são: fazer um lanche especial, assistir um seriado, tirar uma soneca, entre outros.

3. Na hora de descansar, descanse!

Não há nada mais difícil do que manter a concentração quando estamos cansados. Por isso, é de extrema importância estar com o sono em dia para conseguir estudar de forma eficiente. O ideal é dormir, aproximadamente, oito horas por dia. Além disso, procure realmente se desconectar nos momentos de descanso. É bastante comum que os estudantes fiquem com peso na consciência em seus momentos de ócio ou de relaxamento, sentindo que poderiam estar produzindo. Entretanto, descansar é preciso. Assim, nunca deixe o seu bem-estar em segundo plano!

imagem2

4. Faça autoavaliações.

Ao final de cada sessão de estudos, faça uma autoavaliação da sua performance. Uma dica é você se dar uma nota de 1 a 5 e escrever o que poderia ter sido melhor. Além disso, faça uma lista das coisas que podem ter prejudicado seus estudos, como: uso de celular, desorganização dos materiais, barulho externo etc.

5. Não tenho medo de mudanças!

A partir da estratégia do item anterior, você pode adequar tudo o que for necessário para melhorar o seu rendimento na próxima sessão, gastando cada vez menos tempo para atingir suas metas. Assim, se você acha que o barulho do ambiente está te atrapalhando, procure outro lugar para estudar, como uma biblioteca. Se o seu celular é uma distração, guarde-o em um armário antes de iniciar os estudos. Faça sempre as alterações necessárias para que sua rotina de estudo seja cada vez melhor!

Gostou de nossas dicas? Então curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro de todas as novidades!

Fontes consultadas:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-atitudes-para-conseguir-estudar-mais-em-menos-tempo
http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2012/07/20/952445/5-dicas-estudar-melhor-em-menos-tempo.html
https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/05/21/aprova-informa-90-5-atitudes-para-estudar-mais-em-menos-tempo/