As Características profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho

As Características profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho

Voltar

Em uma época em que o mercado de trabalho não está muito aquecido, é comum que haja um aumento de competitividade entre os profissionais, já que as empresas tornam-se cada vez mais exigentes na hora das contratações. Dessa forma, a tendência é que as pessoas procurem melhorar os seus currículos e desenvolver habilidades que as destaquem entre seus concorrentes. Por isso, fizemos uma pesquisa para saber quais são as características mais procuradas e valorizadas no mercado atual. Confira a compilação que fizemos com os dados mais interessantes que encontramos e veja nossas dicas!

1) Profissionais em constante aprimoramento:

Quando um recrutador lê o currículo de um candidato que já realizou diversas capacitações em sua área de atuação, ele sabe que esse candidato está preocupado em crescer cada vez mais e que ele não se contenta com pouco conhecimento. A apresentação de certificados de conclusão em cursos e treinamentos demonstra que o profissional é ambicioso, responsável, maduro e “antenado”. Portanto, não perca tempo e invista em sua formação.
Visite nosso site e veja os cursos disponíveis: www.krozai.com.br

2) Profissionais apaixonados pela área em que atuam:

É claro que um profissional que demonstra que realmente tem interesse por sua área de atuação tem muita mais visibilidade do que aquele que deixa transparecer que exerce sua profissão por mera obrigação. Demonstrar paixão pelo trabalho é uma forma de causar uma ótima impressão no ramo, e é possível fazer isso de forma simples. A participação em eventos da área, como congressos, palestras e mesas redondas, é uma forma de demonstrar que você gosta mesmo do que faz. Outra maneira de “marcar presença” é participando de fóruns online, como aqueles que acontecem no LinkedIn. Até em atividades de lazer é possível demonstrar interesse pelo seu trabalho: você pode organizar churrascos ou happy hours com colegas ou ex-colegas de faculdade ou trabalho e discutir assuntos de sua área, o que também demonstra facilidade de relacionamento interpessoal.

3) Profissionais que trabalham em equipe:

Pode parecer um clichê, mas as empresas realmente valorizam os profissionais que sabem trabalhar em equipe. Na correria da realização de projetos, quase sempre é necessário que várias pessoas trabalhem juntas para conseguirem entregar um trabalho em um tempo reduzido; por isso, é muito ruim ter funcionários que só conseguem trabalhar sozinhos. Uma forma de você demonstrar que se dá bem trabalhando em conjunto é realizando projetos com colegas de trabalho que possam ser apresentados em um portfólio ou em eventos e congressos, por exemplo. Ter isso no seu currículo já será um ponto a mais para você!

4) Profissionais que gostam de novos desafios:

As empresas valorizam, e muito, profissionais que demonstram que estão sempre prontos para aprender algo novo e para encarar novos desafios, enfrentando situações que causariam medo na maioria dos concorrentes. Por isso, é muito importante apresentar no currículo experiências que comprovem que você é uma pessoa que sempre procura inovar: intercâmbios e trabalhos no exterior, atuação em ramos diferentes, aprendizagem de novos idiomas, participação em grandes negociações, conclusão de grandes trabalhos, tudo isso pode te ajudar no momento de um processo seletivo.

5) Profissionais que apresentam boa postura:

Acredite: ter uma boa postura conta muito para a ideia que as pessoas criarão de você. Cuidar da imagem pessoal pode parecer futilidade, mas é muito importante na hora de conquistar um recrutador. Um aspecto muito importante é a vestimenta: procure se vestir de forma adequada ao ambiente da empresa em que você quer atuar (se a empresa for mais informal, não seja muito formal… e vice-versa). Outro ponto importante é ser objetivo, sem se delongar demais nas respostas às perguntas que forem feitas. Manter um tom de voz calmo e não muito alto também é imprescindível. E, é claro, ser educado e bem-humorado é sempre a prioridade nessas situações.

Qual dessas características você acha que é mais importante? Que outra característica você acha que as empresas valorizam? Conte-nos!

Bônus: acesse este link e veja o que 10 recrutadores mais amam (e detestam) num candidato.

Fonte consultada:
http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/03/saiba-o-que-empresas-de-recrutamento-buscam-nos-candidatos.html


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter