A qualidade da água dos rios no Brasil

A qualidade da água dos rios no Brasil

Voltar

Sabemos que a água é essencial para a vida. Além de ser necessária para nos mantermos hidratados, ela também possui diversas outras utilidades: a utilizamos para manter a higiene pessoal, para a limpeza de espaços físicos, para a produção dos mais variados objetos, para a geração de energia e muito mais. Se pararmos para pensar, a água está presente em nosso dia a dia em tudo o que fazemos.

É por isso que a medição da qualidade da água é uma atividade importante que deve ser realizada constantemente, a fim de avaliar sua adequação ao uso a que será destinada em diferentes situações. O objetivo não é medir se a água está “pura” (apenas com moléculas de hidrogênio e oxigênio), pois esse tipo de água só é obtido em laboratórios. O propósito é, na verdade, verificar se há poluição nas amostras e em que grau.

Essa poluição tem origem em diversas ações da humanidade, como no lançamento de esgotos sanitários de maneira inadequada e no despejo de resíduos sólidos. Essas atitudes podem gerar aumento da matéria orgânica e alteração da temperatura da água. Além disso, podem ser encontrados, nas águas, produtos químicos nocivos e bactérias transmissoras de doenças.

Em um levantamento feito pela Fundação SOS Mata Atlântica, divulgado em março deste ano, foi detectado que a qualidade de água é ruim ou péssima em 23% dos rios de 45 cidades brasileiras. Na pesquisa, foram analisados 111 corpos de água em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Em 21 dos rios examinados, a água não pode ser utilizada para consumo nem depois de tratamento. Outro dado alarmente é que apenas 15% dos rios se encaixaram no nível de qualidade “boa” e nenhum foi classificado dentro do grupo de qualidade “ótima”.

A coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, concedeu entrevista ao Estado de São Paulo e mostrou a necessidade de conscientização:

“Esperamos que esses dados façam com que as autoridades olhem para o impacto da má gestão do saneamento e do solo das metrópoles na qualidade da água dos nossos rios”.

Sabendo da importância desse assunto, a Krozai oferece o curso “Modelagem da Qualidade de Água de Rios”. O público-alvo são estudantes, coordenadores e gerentes de meio ambiente, profissionais da área de consultoria e professores da área de ciência ambiental. O curso aborda os conceitos básicos e estudos de caracterização, modelagem e controle da qualidade da água de rios.

 

Para obter mais informações, como o local, o horário e a programação, clique aqui.

Faça agora mesmo a sua inscrição

Fontes consultadas:
http://www.cuidedosrios.eco.br/qualidade-das-aguas/
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/04/classificacao-de-rios-e-essencial-para-qualidade-da-agua-ser-consumida.html
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2015/03/mesmo-com-tratamento-mais-de-20-dos-rios-brasileiros-tem-agua-impropria-para-consumo-4721149.html

 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter