A importância do networking para a ascensão profissional

A importância do networking para a ascensão profissional

Voltar

Não é nenhuma novidade que o networking é responsável, em grande parte, pelo sucesso profissional de diversos trabalhadores. Ter uma rede de contatos sólida é indispensável para conseguir oportunidades de negócios exclusivas e que sejam adequadas ao seu perfil profissional. No entanto, criar e manter essa rede de contatos não é uma tarefa fácil.

Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a ficar por dentro dessa tendência do mundo profissional:

Unir o útil ao agradável

Ter colegas de empresa ou de faculdade com os quais você se dá bem é o ideal para iniciar a sua rede de contatos. Como a interação entre vocês ocorrerá de forma mais descontraída, a troca de cartões ou telefones poderá fluir naturalmente, sem aquela sensação de artificialidade que muitas vezes sentimos ao interagir com quem não temos intimidade.

Além disso, convidar colegas para um happy hour ou para outras atividades fora do ambiente de trabalho pode ser uma ótima oportunidade para estreitar laços e descobrir afinidades em comum, tanto pessoais quanto profissionais. Ao momento de dar uma indicação, as pessoas lembrarão de você não apenas como um bom profissional, mas como alguém de fácil convivência.

Por isso, tão importante quanto ser um profissional responsável e eficiente, é ser simpático e sociável com as pessoas ao seu redor.

Combinar um happy hour com os colegas é uma boa opção.

Combinar um happy hour com os colegas é uma boa opção.

Usar o LinkedIn de forma efetiva

O LinkedIn é uma das redes sociais mais famosas do mundo, e estima-se que aproximadamente 20 milhões de brasileiros possuem uma conta no site. O objetivo principal dos usuários é manter contatos profissionais relevantes, a fim de aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho.

No entanto, não basta ter um perfil e cadastrar seu currículo na rede. É necessário tomar outras atitudes para que, de fato, bons frutos sejam colhidos. Primeiramente, é indispensável manter a sua página atualizada, incluindo experiências profissionais recentes com frequência. Além disso, é preciso publicar uma foto apropriada, que tenha boa qualidade e não seja muito antiga.

É importante, também, fazer conexões com pessoas que tenham interesses profissionais similares aos seus e realizar abordagens personalizadas. Outra ideia é publicar avaliações nos perfis de seus contatos e pedir que eles façam o mesmo, a fim de aumentar sua credibilidade e a de seus colegas.

Criar conteúdos que sejam interessantes para os contatos de sua rede também pode aumentar sua visibilidade e te ajudar a interagir com pessoas que tenham tudo a ver com você. Além disso, é possível participar de grupos de seu interesse, realizando comentários ou fazendo parte de debates dentro da sua área de atuação.

Manter seu perfil atualizado no LinkedIn é indispensável.

Manter seu perfil atualizado no LinkedIn é indispensável.

Participar de grupos de Networking

Cada vez está sendo mais comum que profissionais de diversas áreas participem de grupos de networking, a fim de trocar experiências, conhecer novas pessoas e desenvolver suas carreiras. No Rio de Janeiro, por exemplo, existe um espaço chamado “Clube do Networking”, que surgiu em 2014 e tem dado muito certo.

As turmas, formadas por empresários, realizam 12 encontros ao longo de sua participação, nos quais se conhecem e trocam experiências, se ajudando mutuamente. Entre as vantagens de participar dos encontros, os empresários relatam amadurecimento, aumento de faturamento, construção de bons relacionamentos e aquisição de novos conhecimentos.

Outro exemplo é o BNI (Business Network International), uma organização internacional de referência de negócios, que foi fundada em 1985, nos Estados Unidos. De acordo com a Wikipédia, a BNI é a organização de networking mais bem-sucedida do mundo, tendo fechado o ano de 2013 com “6.597 grupos de networking de negócios e 161.328 membros em todo o mundo”.

Por isso, participar desse tipo de encontros pode ser uma ótima opção para construir uma rede de contatos sólida e consistente e manter-se ativo no mercado de trabalho.

Os grupos de networking estão fazendo cada vez mais sucesso.

Os grupos de networking estão fazendo cada vez mais sucesso.

Fontes consultadas:
http://blogs.estadao.com.br/link/saiba-como-usar-o-linkedin-a-seu-favor/
http://economia.estadao.com.br/blogs/sua-oportunidade/clube-forma-rede-de-contatos-e-conecta-empreendedores/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Network_International

Crédito das imagens:
https://pixabay.com/pt/colegas-semin%C3%A1rio-apresenta%C3%A7%C3%A3o-437024/
https://pixabay.com/pt/brindando-amigos-diver%C3%A7%C3%A3o-317857/ 
https://pixabay.com/pt/linkedin-escrit%C3%B3rio-hong-kong-689760/ 
https://pixabay.com/pt/cart%C3%A3o-de-visita-contato-427511/


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter