A engenharia e as soluções para os problemas de trânsito

A engenharia e as soluções para os problemas de trânsito

Voltar

Os engenheiros estão sempre à procura de soluções que facilitem a vida das pessoas em sociedade, seja na área de construção, elétrica, automação, mecânica ou em qualquer outro segmento. Assim, uma das maiores preocupações desses profissionais, na atualidade, é encontrar formas de facilitar a atuação dos cidadãos no trânsito, contornando alguns problemas relacionados a engarrafamentos. Dessa forma, a criatividade pode ser vista em diversos projetos que têm como objetivo melhorar o trânsito e, inclusive, torná-lo mais seguro. Confira, a seguir, algumas iniciativas bem impressionantes!

 

1. Ônibus que passa por cima dos carros

Um dos maiores problemas do trânsito atual é o excesso de veículos em ruas e avenidas que não comportam um fluxo grande de automóveis. Se, dentre esses meios de transporte, ônibus estiverem incluídos, a situação piora ainda mais! Pensando nisso, chineses desenvolveram um “Ônibus de Passagem Elevado”, cujo primeiro teste foi realizado na cidade de Qinhuangdao, no mês passado. O ônibus anda em trilhos e fica elevado, deixando um vão por onde diversos carros podem passar. Apesar de seu funcionamento lembrar o de um metrô, seu custo é aproximadamente quatro vezes menor. Cada um desses ônibus possui capacidade para transportar 300 passageiros e, em comboio, esse número sobe para 1200.

 

 

Veja este vídeo e entenda melhor! 

 

2. Ciclovias criativas

Outra forma bem eficiente de incentivar a diminuição do tráfego na cidade é a utilização de transportes alternativos, como a bicicleta. Além de ser uma forma de desafogar o trânsito, a prática de ir de bike ao trabalho, por exemplo, contribui tanto para a saúde do usuário quanto para o meio ambiente. No entanto, é preciso que as cidades estejam bem preparadas para receber esse tipo de público, e é aí que os engenheiros entram em cena mais uma vez, com suas soluções práticas e criativas. Veja, a seguir, algumas ciclovias bem interessantes:

 

Ciclovia Cykelslangen, em Copenhague (Dinamarca)

A Dinamarca é mundialmente famosa por suas inúmeras ciclovias espalhadas pelo país. Uma delas é a Cykelslangen, que consiste em uma ponte suspensa exclusiva para o uso de ciclistas.

 

Fonte da imagem: Wikimedia

 

Ciclovia Peace Bridge, em Calgary (Canadá)

Esta ciclovia chama a atenção principalmente pelo seu design moderno, em formato de tubo vazado e em tom avermelhado. Ela conecta a região sul à região norte da cidade, e é exclusiva para pedestres e ciclistas.

 

Fonte da imagem: Wikimedia

 

Ciclovia Groene Verbinding, em Rotterdam (Holanda)

Esta ciclovia fica na segunda cidade com mais ciclofaixas e ciclovias do mundo: Rotterdam. Ela se destaca, também, pelo seu design criativo, que fornece proteção aos ciclistas, ao mesmo tempo em que permite que eles admirem a vista panorâmica da cidade.

 

Fonte da imagem: StatickFlickr

 

3. Carros autônomos

Neste post falamos sobre 3 protótipos de carros revolucionários: um que voa, um que dirige sozinho e um que é controlado remotamente. E parece ser justamente na inovação de veículos que se encontra a maior solução para os problemas de trânsito atuais. A maior causa dos congestionamentos é que os motoristas são humanos e não conseguem ter uma reação ao mesmo tempo para tudo o que ocorre no meio do caminho. Por isso, se os carros não tivessem motoristas e dirigissem sozinhos, o tráfego fluiria muito melhor.

 

Assista a este divertido vídeo da Audible, uma companhia da Amazon, e entenda melhor o que estamos falando!

 

Gostou da nossa lista? Então compartilhe este texto em suas redes sociais!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter