8 em cada 10 brasileiros não sabem controlar suas finanças

8 em cada 10 brasileiros não sabem controlar suas finanças

Voltar

Você controla suas despesas e tem conhecimento das contas que irão vencer no próximo mês? Se a resposta a essa pergunta foi sim, você se encontra dentro dos 18% de brasileiros que sabem controlar suas finanças. Se a resposta foi não, você está no grupo da grande maioria: aqueles que ainda precisam aprender a realizar a gestão de seu dinheiro.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 8 em cada 10 brasileiros desconhecem como fazer o controle de suas despesas pessoais. A maioria dos cidadãos do nosso país gastam mais do que ganham e não pensam em seu futuro econômico.

Um dado interessante é que essa realidade foi encontrada em todas as regiões do Brasil e em todas as classes sociais, mostrando que a educação financeira não está ligada à renda, mas sim ao comportamento. E o comportamento da grande maioria demonstra falta de planejamento: 36% dos entrevistados admitiram ter se atrasado para pagar contas no último ano e 57% afirmaram não saber quanto gastarão com compras extras no próximo mês. Mais da metade dos entrevistados fecharam o último mês no “zero a zero” ou no negativo.

Além disso, a pesquisa apontou que 38% das pessoas que controlam suas finanças utilizam o papel e a caneta como método de gestão financeira e 32% utilizam o computador. A economista Luiza Rodrigues explicou que, independente do método de controle, o importante é registrar todos os gastos e não confiar na memória, pois ela falha.

Fontes Consultadas:

https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas/339-oitoemcadadezbrasileirosnaosabemcomocontrolaraspropriasdespesasmostraestudodospcbrasil


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter