7 lições de grandes líderes para ter sucesso na carreira

7 lições de grandes líderes para ter sucesso na carreira

Voltar

Algumas pessoas parecem ter um dom natural para a liderança e uma capacidade inata para conquistar o sucesso. É por isso que muitas delas se destacam na mídia e acabam virando fonte de inspiração para milhares de trabalhadores e estudantes ao redor do mundo. Ter alguém para admirar e em quem se espelhar é uma ótima forma de sempre tentar melhorar e crescer. Por isso, neste post, separamos 7 lições de gente de sucesso para que você possa colocá-las em prática hoje mesmo. Confira!

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é, atualmente, nada mais nada menos do que o homem mais rico do Brasil. O empresário, em conjunto com seus sócios, controla marcas como Burger King, Heinz, Budweiser, Skol e Brahma. Em seus 76 anos de vida, o suíço-brasileiro com certeza adquiriu experiência e conhecimentos valiosos que são ainda mais importantes do que todo o dinheiro que ele possui. Entre essas lições de vida, podemos citar as seguintes:

• Sonhe grande: Lemann costuma dizer que sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho, então é melhor mirar os objetivos lá no alto. Ele sempre desejou grandes conquistas, tanto é que sua trajetória foi sempre evoluindo: primeiro comprou a corretora Garantia, depois as Lojas Americanas, depois a Brahma e por aí vai… No entanto, é preciso manter o foco e contar com um bom planejamento para fazer com que esses sonhos se tornem realidade.

• Simplifique as coisas: esqueça reuniões muito demoradas ou planejamentos extremamente detalhados e complexos. Rapidez e objetividade podem ser grandes aliados na correria do século XXI. Na corretora Garantia, que Lemann comprou nos anos 70, as decisões eram tomadas rapidamente em conversas descontraídas e quase não eram feitas reuniões. Essa estratégia parece funcionar muito bem para o empresário, que de lá até aqui vem crescendo cada vez mais.

 Invista em bons parceiros: nada de acreditar que você é autossuficiente ou que seus colegas são os seus rivais. Acredite, contar com bons parceiros é uma das melhores decisões que você pode tomar para crescer profissionalmente ou academicamente. Lemann que o diga! Grande parte da sua trajetória de sucesso deve-se aos seus sócios: Marcel Telles e Beto Sicupira.

Steve Jobs

Steve Jobs dispensa apresentações. A não ser que você viva numa bolha, já deve saber que é graças a ele – e ao seu sócio Steve Wozniak – que você pode utilizar computadores hoje em dia. Antigamente, essas máquinas eram utilizadas apenas por especialistas da computação, e a Apple veio para mudar essa perspectiva: o objetivo dela era que qualquer pessoa conseguisse utilizar um PC. E não é que deu certo? A partir de sua extraordinária e polêmica trajetória podemos aprender algumas lições:

• Não desista com as derrotas: quando você falhar e quiser desistir, lembre-se que Steve Jobs, nos anos 80, foi demitido da empresa que ele mesmo fundou. Qualquer pessoa poderia ficar extremamente desmotivada com esse acontecimento, mas ele deu a volta por cima… e com classe! No período em que esteve fora da Apple ele comprou um estúdio de computação gráfico, chamado Pixar, e em parceria com a Disney lançou filmes de animação em 3D que foram um sucesso total de bilheteria, como Toy Story e Procurando Nemo.

• Abra a mente: antes de fundar a Apple, Steve Jobs viajou para a Índia, onde aprendeu a ver sua vida e sua carreira de forma diferente. Mas não se desespere! Não é preciso ir até outro continente para conhecer novas perspectivas e diferentes pontos de vista: saia do lugar comum da forma que for melhor para você. Se não tem condições de ir a outro país, vá a outra cidade. Se não tem condições de ir a outra cidade, faça um curso novo, conheça gente nova. O importante é não se acomodar!

“Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim. Deitar todos os dias sabendo que fizemos algo realmente maravilhoso… Isso importa para mim!” – Steve Jobs.

Richard Branson

Richard Branson é um empresário britânico que possui uma fortuna de quase 5 bilhões de dólares. Ele é mais conhecido por ser o fundador do grupo Virgin, composto por mais de 400 companhias, entre elas a famosa gravadora de música Virgin Records. O inglês é bastante popular entre empreendedores por sempre ter bons conselhos e ensinamentos para dar. Veja alguns deles:

• Tenha paixão: Para Branson, trabalhar não deve ser uma obrigação ou apenas uma forma de ganhar dinheiro. Trabalhar deve ser, acima de tudo, uma paixão. Por isso, ele sempre procura encontrar prazer no que faz e incentivar as pessoas ao seu redor a fazerem o que gosta. Por isso, tente sempre encontrar aspectos positivos no que você faz… E se não os encontrar, talvez esteja na hora de pensar em fazer outra coisa!

• Quebre as regras: Ter liberdade e correr riscos são aspectos muito valorizados pelo empreendedor, que sempre saiu do lugar comum em seu caminho rumo ao sucesso. O britânico, que é disléxico, saiu da escola aos 16 anos e foi traçar o seu próprio caminho. E não é que o seu trajeto nada tradicional lhe rendeu ótimos frutos?

Fontes consultadas:
http://dinheirama.com/blog/2014/06/18/5-licoes-jorge-paulo-lemann-atingir-sucesso/
http://veja.abril.com.br/economia/10-licoes-de-steve-jobs-para-alcancar-o-sucesso/
http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/12/8-licoes-de-sucesso-e-lideranca-de-richard-branson.html


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter