7 dicas para se concentrar na hora de estudar

7 dicas para se concentrar na hora de estudar

Voltar

Na atualidade, o profissional que deseja manter-se ativo no mercado de trabalho deve aprofundar seus conhecimentos em sua área de atuação constantemente. Para isso, é necessário procurar cursos de qualidade, que ofereçam formação relevante para seu trabalho, e estudar, estudar muito.

No entanto, há muitas pessoas que sentem uma enorme dificuldade para se concentrar no momento de ler textos teóricos, fazer exercícios ou realizar pesquisas.

Se esse for o seu caso, não se preocupe! Separamos 7 dicas que certamente te ajudarão a manter o foco nos estudos e a atingir seus objetivos acadêmicos e profissionais. Confira:

1) Faça anotações: uma boa estratégia para manter o foco na hora de ler é fazer anotações com os pontos relevantes do texto à medida que for lendo, ou escrever pequenos resumos ao final de cada capítulo. Esse exercício te ajudará a manter a concentração e a fixar o conteúdo lido.

2) Fique longe do seu celular: estudar com o aparelho do seu lado apitando a cada nova mensagem não é uma boa pedida. Quando for estudar, desligue qualquer dispositivo que possa te distrair ou deixe-o em outro cômodo. Caso contrário, você passará mais tempo lendo suas redes sociais do que lendo seu material de estudos.

3) Escolha um lugar silencioso: não há nada pior do que tentar se concentrar e não conseguir fazê-lo devido ao excesso de barulho no ambiente. Se for estudar em casa, vá para um cômodo tranquilo e peça às pessoas que moram com você que não te interrompam. Se a sua casa for daquelas bem tumultuadas, procure uma biblioteca ou uma cafeteria para te acolher na hora dos estudos.

4) Não estude com fome: uma alimentação balanceada é essencial para fornecer a energia necessária para uma sessão de estudos. Além disso, se você estudar com fome é bem capaz que passe a maior parte de seu tempo pensando em comida, ao invés de pensar na matéria a ser estudada, não é mesmo?

5) Programe-se: comece sua sessão de estudos sabendo onde você quer chegar e em quanto tempo. Se não, é bem possível que você perca o foco e acabe se perdendo no conteúdo, principalmente se ele for denso e extenso.

6) Faça pausas: passar muito tempo estudando uma matéria pode ser muito cansativo e te desmotivar profundamente. Por isso, é altamente recomendável fazer pausas de pelo menos dez minutos a cada uma hora, aproximadamente. Aproveite para beber água, fazer um lanche ou realizar alguma atividade prazerosa, de preferência ao ar livre.

7) Cuidado com as músicas: muitas pessoas gostam de ouvir seus artistas preferidos enquanto estudam, mas essa estratégia pode ser perigosa. Distrair-se com a melodia ou a letra de uma canção é bem fácil, o que pode resultar numa grave armadilha.

E você, quais estratégias utiliza na hora de estudar para manter o foco?


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter