5 pontes que farão você admirar ainda mais a engenharia!

5 pontes que farão você admirar ainda mais a engenharia!

Voltar

É fato que a engenharia nos brinda diversos tipos de construção dignos de deixar o nosso queixo caído: casas e prédios impressionantes, túneis exuberantes, estradas surpreendentes... Mas é inegável que as pontes têm um charme todo especial: além de serem estruturas indispensáveis para conectar espaços e permitir um transporte eficiente, elas ainda são, na maior parte dos casos, belíssimas! Separamos, então, 5 pontes que farão você admirar ainda mais a engenharia, seja por seu tamanho ou por sua beleza. Confira!

 

Ponte Danyang–Kunshan:

A Ponte Danyang–Kunshan é nada mais, nada menos do que a maior ponte em extensão do mundo. Localizada na China, entre as cidades de Xangai e Nanquim, a construção possui quase 165 km de comprimento. Isso significa que para atravessá-la de ponta a ponta, andando em um carro com velocidade média de 80km/h, seriam necessárias, aproximadamente, duas horas de viagem! No entanto, o mais impressionante é que a obra durou apenas 4 anos para ser concluída, começando em 2006 e terminando em 2010. Estima-se que 10 mil funcionários trabalharam em sua construção, e o custo total foi de 8 bilhões e meio de dólares. Impressionante, não é mesmo?

 

 

Fonte da imagem: Wikipédia

 

Ponte do parque natural de Zhangjiajie:

Esta ponte, que também está na China, possui 430 metros de extensão. Em comparação com a Ponte Danyang–Kunshan ela é bastante pequena; mas por que está nesta lista então? Simplesmente porque se trata da maior ponte de vidro do mundo! Além disso, ela está localizada em um belíssimo parque – para que você tenha noção de quão bonito o lugar é, saiba que ele foi utilizado como modelo para criar os extraordinários cenários do filme Avatar. A estrutura fica a 300m de altura e foi projetada para suportar até 800 visitantes simultaneamente. A ponte possui três camadas diferentes, por isso é super-resistente! Estima-se que o gasto para sua construção foi de aproximadamente 10,9 bilhões de reais, tendo ficado pronta em maio deste ano.

 

Veja este vídeo e surpreenda-se!

 

Henderson Waves

Esta é a maior ponte de pedestres em Singapura e o seu design moderno e criativo chama bastante a atenção de todos que a conhecem! Ela possui 274 metros de comprimento e seu formato exótico é bastante semelhante às ondas do mar. Além de servir como passagem para os cidadãos da cidade e para os turistas, a ponte também possui espaços com bastante privacidade nos quais as pessoas podem se sentar para observar o local ou para socializar com amigos e familiares. Outro atrativo são as luzes de LED que iluminam a construção todas as noites!

Fonte da imagem: Wikimedia  

 

Ponte Banpo

Esta ponte está localizada na Coreia do Sul, na cidade de Seul. Ela fica em cima da ponte Jamsu, formando uma estrutura de dois andares. Quando chove e o nível da água do rio sobe, a ponte inferior está projetada para ficar submergida. Um grande atrativo desta ponte é que nela se encontra uma fonte que bateu o recorde de maior fonte de ponte do planeta. Fundada em 2009, ela lança 190 toneladas de água por minuto – que é reciclada de forma contínua – e possui 10 mil bocais de LED! Além disso, os visitantes também desfrutam de música junto ao espetáculos de águas e luzes da fonte.

 

Fonte da imagem: Pixabay

 

Veja uma amostra!

 

Ponte Rio-Niterói

Não poderíamos deixar de citar em nossa lista uma ponte brasileira, não é mesmo? Em nosso próprio país podemos encontrar maravilhas da engenharia e também da natureza, mas o melhor é quando encontramos as duas coisas em um único lugar!  A ponte Rio-Niterói, localizada no Estado do Rio de Janeiro, tem como nome oficial “Presidente Costa e Silva”. A obra começou a ser idealizada em 1875, mas foi em 1968 que o projeto foi autorizado, tendo sido inaugurado em 1974, quase 100 anos após seu primeiro conceito. Com extensão de mais de 13 quilômetros, é hoje a 11ª maior ponte do mundo e destaca-se por sua enorme beleza.

 

Fonte da imagem: EveryStock Photo

 

 

Gostou da nossa lista? Então compartilhe este texto em suas redes sociais!

 

Fontes consultadas:

https://en.wikipedia.org/wiki/Danyang%E2%80%93Kunshan_Grand_Bridge

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/08/china-inaugura-maior-ponte-de-vidro-do-mundo.html

http://www.yoursingapore.com/see-do-singapore/architecture/modern/henderson-waves.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Banpo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio-Niter%C3%B3i


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter