5 obras de engenharia extraordinárias, pelo mundo

5 obras de engenharia extraordinárias, pelo mundo

Voltar

Ao longo da história da humanidade, diversas obras de engenharia foram realizadas para facilitar a vida da sociedade. Algumas delas parecem de outro mundo e nos surpreendem pela sua grandeza e genialidade.

A Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Norwich (EUA) elaborou um infográfico com as 10 construções mais impressionantes de todos os tempos. Confira a seleção que fizemos com cinco obras que irão te deixar maravilhado:

1) A Grande Muralha da China (imagem acima) foi construída ao longo de aproximadamente 2000 anos, com muros sendo construídos, reconstruídos e expandidos até chegarem a ser o que são hoje. A construção começou em 475 a.C. para proteger a China de invasões, foi concluída entre os séculos XV e XVII e possui na atualidade 8.850 km de extensão, sendo que alguns pontos chegam a estar 980 m acima do nível do mar.

2) O Eurotúnel, concluído em 1994, conecta o Reino Unido à França e possui 50 km de extensão e 76 m de profundidade. Para sua construção, que durou 6 anos, foram necessários 13.000 funcionários, entre engenheiros, técnicos e operários. A obra foi nomeada umas das 7 maravilhas do mundo moderno pela ASCE.

 
segovia aqueduto

O Aqueduto de Segóvia, na Espanha.

3) Estima-se que o Aqueduto de Segóvia, na Espanha, foi construído no ano 50 d.C. Possui 167 arcos e 24.000 blocos de granito que foram feitos sem argamassa. A obra foi desenhada para transportar água do Rio Fuente Fría, a 17 km da cidade na região de La Acebeda e está tão bem preservada que funciona até hoje.

4) O Canal do Panamá, com 77 km de extensão, conecta o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e foi concluído em 1914. Por ano, mais de 15.000 navios atravessam o Canal. As portas maciças de aço pesam 750 toneladas e são necessários 52 milhões de galões de água para seu preenchimento. A obra foi nomeada umas das 7 maravilhas do mundo moderno e um marco histórico da engenharia civil pela ASCE.

 

pirâmide gizé

5) Acredita-se que a Grande Pirâmide de Gizé foi construída em 2504 a.C. A obra possui 137 metros de altura e foi considerada a mais alta estrutura construída pelo homem por mais de 3.800 anos. 2.3 milhões de blocos de pedra fazem parte da pirâmide, sendo que o peso médio de cada bloco é de 2.5 toneladas. Estima-se que foram necessários 30.000 trabalhadores para realizar a construção dessa obra.

 

 

Fontes Consultadas:
http://www.laparola.com.br/10-obras-da-engenharia-mais-impressionantes-da-historia 
www.civilengineering.norwich.com


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter