O Brasil é mundialmente famoso por suas belezas naturais, seu povo alegre, seu samba e muito mais. Muito mais mesmo! Não só de estereótipos vive o nosso país e, na verdade, há muitas outras coisas boas que surgiram por aqui e que o mundo inteiro (ou boa parte dele) aprecia.

A disputa entre brasileiros e norte-americanos pelo título de inventores do avião é bastante conhecida. Todos sabem que alguns consideram o Alberto Santos Dumont como o pai da aviação e outros acham que os responsáveis pela invenção das aeronaves foram os irmãos Wright.

Mas há outras criações brasileiras, extremamente relevantes, que muitos não sabem que surgiram em nosso país ou a partir dos esforços de alguém que nasceu aqui. Confira nossa lista!

1. Câmbio automático

O câmbio automático, que facilita bastante a vida de muitas pessoas que querem praticidade ao dirigir, foi uma invenção de dois brasileiros: Fernando Lemos e José Braz Araripe. Eles criaram a tecnologia em 1932 e venderam o projeto para a General Motors, que começou a comercializar veículos com câmbio automático em 1938.

imagem1

2. Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico foi criado em terras brasileiras nos anos 30, já que o gás era bastante inacessível por aqui naquela época. Hoje em dia, tomar um banho quentinho utilizando um chuveiro elétrico é coisa muito comum para nós, e isso só foi possível graças a nossos conterrâneos!

3. Identificador de chamadas (ou bina)

Quem se lembra do tanto que era desconfortável, antigamente, ter que atender o telefone sem saber quem estava ligando? Pior ainda era receber inúmeros trotes, sem poder saber quem estava nos importunando. Pensando nisso, o brasileiro Nélio Nicolai criou a bina em 1977. Infelizmente, ele não conseguiu registrar sua patente e, por isso, não recebeu nada pela sua importante invenção.

imagem2

4. Urna eletrônica

A urna eletrônica foi criada pelo desembargador Carlos Prudêncio em 1989 e desde então evoluiu bastante até chegar a ser o que é hoje. Ela apresenta diversas vantagens em relação à votação em papel, que era mais propensa a fraudes e demandava muito trabalho para a contagem de votos. Outro dado bem interessante é que o Brasil se tornou o primeiro país a ter uma votação totalmente informatizada, no ano de 1995.

5. Coração artificial

O brasileiro Aron de Andrade, que é engenheiro mecânico, foi o responsável por inventar, no ano de 2000, o coração artificial como é conhecido hoje. Esse dispositivo permite auxiliar o órgão natural a bombear o sangue, não sendo preciso retirar o coração verdadeiro, como era feito antigamente, antes da criação de Andrade.

Fontes consultadas:

http://hypescience.com/10-invencoes-que-sao-brasileiras-e-voce-nao-sabia/
http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2015/07/07/voce-sabia-que-estas-sao-invencoes-brasileiras.htm#fotoNav=5