5 formas de economizar água em casa

5 formas de economizar água em casa

Voltar

A falta de abastecimento de água em cidades como São Paulo está alarmando cada vez mais a população brasileira. Sabemos bem que a origem do problema encontra-se em diversos fatores: poluição de rios, desmatamento, esgotos com escoamento inapropriado, mudanças climáticas, entre outros. No entanto, apesar de parecer apenas uma gota no oceano, a economia de água em casa pode diminuir os impactos negativos da crise hídrica.
Veja algumas formas fáceis para economizar água nas atividades rotineiras e fazer sua parte:

1. Bacia no chuveiro:

O Governo do Estado de São Paulo postou esta dica de economia em sua fanpage oficial. Basta colocar uma bacia embaixo do chuveiro durante o banho e reaproveitar essa água no vaso sanitário, no quintal ou na limpeza do carro. Prático, não?

regando plantas

2. Plantas regadas de forma inusitada:

Geralmente, utilizamos água novinha da torneira para regar as nossas plantas. Mas, na verdade, é possível fazê-lo reaproveitando a água que sobrou da lavagem de frutas e legumes ou do cozimento de alimentos, por exemplo. Outra opção é reaproveitar as pedras de gelo que sobram no copo ou a água de aquários que será trocada. Para ver mais dicas como essa, acesse o site culturamix.com.

3. Banho seco para animais de estimação:

O site Catraca Livre publicou esta ótima receita. Basta misturar, em um recipiente, um litro de água, meio copo de vinagre de álcool e uma colher de sopa de bicarbonato sódio. Depois, é só molhar um pano, torcê-lo e passá-lo no animal. Fácil e econômico!

 

4. Limpeza de carro com apenas um copo:limpeza carro

O Projeto “Lavamos Nós” lançou uma cartilha que ensina a lavar o carro utilizando apenas um copo de água. Para isso, você vai precisar de: 100 ml de shampoo especial para lavagem, 2 panos de microfibras, um borrifador e 400 ml de água. Entre as vantagens, além da economia, destaca-se o brilho duradouro e a proteção contra oxidação. Para ver a cartilha completa, clique aqui.

5. Economias tradicionais:

Não podemos nos esquecer das economias que todo o mundo já conhece: fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos louças, usar vassoura para limpar a calçada, lavar roupa na máquina apenas quando houver um grande volume de peças acumuladas e não tomar banhos muito demorados.

E você, como economiza água em casa? Conte-nos!


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter