5 ações e descobertas recentes que contribuem para um mundo mais sustentável.

5 ações e descobertas recentes que contribuem para um mundo mais sustentável.

Voltar

Nos últimos anos, a preocupação pelo desenvolvimento de ações que visem tornar o mundo um lugar mais sustentável vem aumentando cada vez mais. Sabemos que as intervenções do ser humano podem causar graves impactos negativos no meio ambiente e, dessa forma, é gritante a necessidade de se pensar em soluções que possam diminuir esses problemas, trazendo vantagens ecológicas e um bem-estar maior para todos.

Assim, selecionamos 5 ações e descobertas recentes que mostram que ainda há gente que se importa com o nosso planeta. A ciência, a engenharia e a tecnologia não deixam de nos surpreender! Confira:

 

1) O maior telhado verde do mundo:

 

Já que não há como fugir do fato de termos que construir prédios residenciais e comerciais nas cidades, pelo menos é possível fazer com que essas construções contribuam para a criação de áreas verdes no meio urbano. Pensando assim, o maior telhado verde do mundo está sendo construído na Califórnia (Estados Unidos). O projeto de 3 milhões de dólares contará com edifícios que abrigarão um centro comercial, escritórios, academia, cinema, 800 áreas residenciais e outros estabelecimentos. A área verde terá pomares e jardins orgânicos, que trazem vantagens como controle de temperatura e melhoria da qualidade do ar.

Fonte da imagem: mercurynews.com

Fonte da imagem: mercurynews.com

 

2) Energia limpa a partir do esgoto:

 

A capital dos Estados Unidos, Washington D.C, adotará um sistema de hidrólise térmica para transformar dejetos do esgoto em energia limpa. O sistema foi criado pela empresa Cambi, da Noruega, e será utilizado pela A.D.C Water, empresa responsável pelo tratamento de esgotos da cidade, pela primeira vez. A energia resultante do processo será suficiente para abastecer aproximadamente 10 mil residências. Dessa forma, Washington se transformará em uma das cidades mais sustentáveis do mundo.

Fonte da imagem: Blog da Engenharia

Fonte da imagem: Blog da Engenharia

 

3) Poluição transformada em joia:

 

Não, você não leu errado. Existe uma forma de transformar a poluição em joia, pensada pelo designer holandês Daan Roosegaarde. A solução consiste em uma torre megapurificadora de ar, de nada menos que 7 metros de altura, que ajuda limpar a poluição atmosférica. As partículas de carbono coletadas pela invenção, denominada Smog Free Tower, são condensadas e se convertem em pequenas pedras que podem ser utilizadas na confecção de joias. O protótipo opera em Roterdã (Holanda) desde setembro deste ano e é capaz de limpar mais de 30.000 metros cúbicos de ar por hora.

Fonte da imagem: Exame

Fonte da imagem: Exame

 

4) Um mapa-múndi das águas subterrâneas:

 

Uma equipe da Universidade de Vitória, no Canadá, elaborou um mapa-múndi com uma estimativa das reservas de águas subterrâneas do planeta. Levando em consideração a situação alarmante em que o planeta se encontra em relação à falta de recursos hídricos, as informações trazidas no estudo realizado serão de extrema importância para pesquisas das áreas de hidrologia, oceanografia, geoquímica e, principalmente, para os gestores de recursos hídricos. A equipe constatou que existe um volume de água subterrânea de aproximadamente 23 milhões de quilômetros cúbicos.

Fonte da imagem: Inovação Tecnológica

Fonte da imagem: Inovação Tecnológica

 

5) A larva que come plástico:

 

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, chegaram à conclusão que uma larva de besouro conhecida como bicho-da-farinha pode ser uma peça-chave na reciclagem de plástico. Isso porque a larva, cujo nome científico é Tenebrio molitor, pode se alimentar com isopor (poliestireno expandido), que é um plástico não biodegradável, sem obter danos em sua saúde. Não se tem conhecimento de outro ser vivo que consiga degradar plástico em seu intestino. A descoberta pode permitir o conhecimento de novas formas de lidar com os resíduos plásticos e com sua reciclagem.

Fonte da imagem: BBC

Fonte da imagem: BBC

Fontes consultadas:
http://engenhariae.com.br/meio-ambiente/maior-telhado-verde-do-mundo-esta-sendo-construido-na-california
http://blogdaengenharia.com/washington-d-c-produzira-energia-limpa-partir-de-esgoto/
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/esta-torre-genial-suga-poluicao-do-ar-e-a-transforma-em-joia
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=mapa-mundi-aguas-subterraneas&id=010125151117
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151026_larva_poluicao_lab


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter