De acordo com Ruy Shiozawa, CEO da “Great Place to Work Brasil”, já foi comprovado que um bom ambiente de trabalho traz ótimos resultados financeiros para as empresas. Isso significa dizer que quanto mais felizes os funcionários estão no escritório, mais dedicados, motivados e engajados eles ficam. Esse aumento de produtividade, então, traz lucros maiores para os empregadores e, ao mesmo tempo, um bem-estar maior para os empregados. Assim, todo o mundo sai ganhando quando o clima no trabalho é agradável.

No entanto, nem sempre é fácil manter um ambiente leve e prazeroso nas empresas. A pressão para cumprir prazos, o estresse das discussões em reuniões e a dificuldade para concluir algumas tarefas podem ser vilões que tornam o escritório um lugar pouco atraente para os trabalhadores. Por isso, todos devem se esforçar para mudar essa situação e garantir que ir para o serviço não seja apenas uma obrigação.

Confira nossas dicas!

1. Dê e peça feedback:

Todos os funcionários sentem a necessidade de saber se o seu trabalho está alcançando as expectativas, identificando quais pontos estão bons e quais devem melhorar. Reconhecer e valorizar o bom trabalho de alguém proporciona uma enorme satisfação e, assim, aumenta a motivação e a produtividade. Da mesma forma, o reconhecimento de aspectos que podem ser melhorados leva as pessoas a se sentirem desafiadas e a se esforçarem mais para atingir objetivos. Assim, procure sempre conversar com seus chefes e colegas para dar e obter feedback, mantendo a equipe alinhada. Essa simples atitude pode deixar o ambiente de trabalho muito mais transparente e motivador.

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2. Crie laços com a equipe:

Você não precisa virar o melhor amigo de seu colega de trabalho, mas é indispensável que vocês tenham um bom relacionamento para que o clima no escritório seja agradável. O respeito é a base de qualquer relação e, por isso, trate a todos com muita educação, independente do cargo que exerçam. Seja amigável e esteja disposto a ajudar quando for necessário, além de mostrar reconhecimento e gratidão quando o contrário ocorrer. Eventos como happy-hours e churrascos também podem ajudar a unir a equipe!

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3. Preocupe-se com a estética:

O ambiente de trabalho, esteticamente falando, também é muito importante para criar um bom clima no dia a dia. Em outras palavras, preste atenção no layout e no visual do seu escritório. Mesas muito bagunçadas, por exemplo, demonstram desorganização e falta de profissionalismo, o que pode criar um ambiente desagradável. O excesso de seriedade também pode prejudicar o clima: ao invés de ter uma mesa totalmente impessoal, que tal colocar uma fotografia da sua família e um vaso com flores alegres, por exemplo? E não se esqueça de que a higiene também deve ser levada em consideração: manter sua mesa limpa, lavar as suas louças na cozinha e manter o banheiro limpo são atitudes que demonstram respeito ao próximo e que geram bem-estar para todos.

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4. Esqueça a negatividade:

Não há nada que deixe o clima mais pesado do que a negatividade. Estar sempre reclamando de tudo e esperando o pior é algo capaz de desmotivar a todos. Se sua equipe está atrasada para entregar uma tarefa, por exemplo, não fique resmungando, tentando achar culpados ou prevendo uma bronca do chefe. Ao contrário, tente achar soluções, motive os seus colegas e seja positivo. “Nós conseguiremos!” é algo que deve ser falado com frequência.

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Fontes consultadas:
https://endeavor.org.br/dicas-para-criar-um-bom-ambiente-na-sua-empresa/
http://noticias.universia.com.br/carreira/noticia/2015/07/01/1127554/7-dicas-criar-bom-ambiente-trabalho.html