Nos filmes futuristas, sempre vemos tecnologias que nos deixam impressionados e que parecem exclusivas da ficção. No entanto, cada vez mais os cientistas e engenheiros ao redor do mundo estão se empenhando em desenvolver invenções extraordinárias para o mundo real. Por isso, neste post reunimos três tecnologias recentes que estão sendo elaboradas e que prometem trazer diversos benefícios para os seus usuários, tendo um ponto em comum: as pessoas podem vesti-las. Confira:

1. Lentes de contato que tiram fotografias

Ao se deparar com alguma cena bela e única, você com certeza já desejou, pelo menos alguma vez, que seus olhos tirassem fotos, não é? Apesar de as câmeras fotográficas já estarem muito desenvolvidas e de os nossos telefones celulares já conseguirem tirar retratos, ainda há momentos em que não dá tempo de pegar os aparelhos para registrar um momento especial. Pensando nisso, a Sony patenteou lentes de contato capazes de tirar fotografias ao receber certos estímulos, como um piscar de olhos.

Após capturarem as imagens, as lentes enviam as fotos aos dispositivos móveis dos usuários, como celulares e tablets, nos quais os retratos ficam armazenados. Além disso, outro dado interessante é que as lentes teriam a capacidade de controlar o foco da câmera e de dar zoom, o que nos faria ver o mundo através de lentes altamente tecnológicas. No entanto, não é nada fácil colocar essa teoria na prática e, portanto, ainda não há previsão para o lançamento do protótipo. O simples fato de a patente estar registrada, por outro lado, já nos mostra que a tecnologia pode ser lançada antes do que imaginávamos.

olhos

2. Fones de ouvido que realizam traduções simultâneas

Já pensou você estar em um aeroporto e precisar se comunicar com um chinês que não fala nada de português? Agora imagine que você pode falar tudo o que quiser usando a sua própria língua e ele ouvirá tudo no idioma dele, fazendo com que a comunicação entre vocês seja não apenas possível, mas também fácil e rápida. Incrível, não é? Essa é a ideia da Waverly Labs, responsável por um produto chamado “Pilot”, que consiste em um tradutor simultâneo inteligente e “vestível”. Apesar de ainda incluir poucas línguas e precisar ser mais desenvolvido, o fone de ouvido já tem previsão de chegar ao mercado em 2017. Confira o vídeo que mostra um pouco mais sobre o seu funcionamento:

3. Anéis que leem textos para deficientes visuais

O anel desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), chamado Finger Reader, promete melhorar a vida de milhares de deficientes visuais ao longo do mundo. O seu funcionamento é muito simples: o usuário coloca o anel e passa o dedo pelo livro, sendo que uma câmera vai captando as informações e lendo os textos em voz alta para a pessoa. Além disso, o aparelho vibra quando o texto está acabando para avisar ao leitor que deve mudar de página. Apesar de a leitura ainda não ser completamente fluida, a tecnologia já se destacada e possui muito potencial. Veja o vídeo abaixo, que mostra como o anel funciona na prática:

Fontes consultadas:

http://engenhariae.com.br/tecnologia/sony-registra-patente-de-lentes-de-contato-que-tiram-fotos/
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/05/fone-de-ouvido-promete-traduzir-audios-em-tempo-real.html
https://catracalivre.com.br/geral/invencoes-ideias/indicacao/pesquisadores-do-mit-desenvolvem-anel-que-le-textos-para-deficientes-visuais/