3 livros que engenheiros adorarão ler

3 livros que engenheiros adorarão ler

Voltar

Sabemos que há no mercado inúmeros livros técnicos, acadêmicos e científicos sobre engenharia, cheios de teorias, fórmulas e exercícios para praticar. Mas, claro, esse não é o tipo de livro que um engenheiro iria ler para relaxar em um momento de ócio, correto? Por isso, listamos três livros que são ideais para engenheiros, mas não necessariamente para um momento de trabalho. Confira!

1. Perdido em Marte:

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável -, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.

2. Engenheiros da Vitória – os responsáveis pela reviravolta na segunda guerra mundial:

Ao contrário das histórias clássicas da Segunda Guerra, que privilegiam os líderes políticos e militares, em Engenheiros da vitória Kennedy procura iluminar o esforço daqueles que chama de ‘solucionadores de problemas’ – cientistas, engenheiros, soldados, homens de negócios que foram responsáveis por tornar possível a grande estratégia estabelecida em Casablanca. Entre as muitas histórias narradas, estão a invenção do Magnetron, um radar em miniatura; a construção do Hedgehog, um morteiro múltiplo de granadas de curta distância que diminuía o tempo do disparo contra o inimigo; ou a instalação de turbinas Rolls Royce nos aviões P-51 Mustang, criando jatos mais velozes que os da Luftwaffe.

3. Ética para Engenheiros:

A engenharia está impregnada na água que bebemos, nas pontes que atravessamos, nas casas que habitamos, nos alimentos que ingerimos, no modo como comunicamos, na maneira como a nossa saúde é preservada, na música que escutamos, na roupa que vestimos – em suma, em múltiplas facetas das nossas vidas. Esta relevância requer dos engenheiros um vigoroso sentido de responsabilidade ética – seja como técnicos, líderes, membros organizacionais, consultores ou empresários. Este livro promove a reflexão sobre a temática e procura estimular a ação ética. Tomando o desastre do vaivém Challenger como metáfora, a obra procura discutir alguns temas-chave sobre o assunto.

 

 

Fontes Consultadas:
http://www.estantevirtual.com.br/animalivros/Andy-Weir-Perdido-Em-Marte-126149612 
http://www.livrariacultura.com.br/p/engenheiros-da-vitoria-os-responsaveis-pela-42160901 
http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=7140


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter