3 habilidades escassas nos brasileiros: como desenvolvê-las?

3 habilidades escassas nos brasileiros: como desenvolvê-las?

Voltar

 

Você sabia que muitas empresas no Brasil deixam de preencher vagas por não encontrarem candidatos com as habilidades que procuram? Um relatório divulgado pela ManpowerGroup este ano mostra que mais de 40% das companhias sentem dificuldades para contratar profissionais que se enquadrem em suas necessidades. Outro estudo, realizado pela empresa de consultoria AfferoLab, mostra que as competências mais procuradas pelos recrutadores são também aquelas que mais faltam nas pessoas. Por isso, selecionamos 3 habilidades raras listadas no estudo e algumas dicas para que você possa desenvolvê-las e se tornar um profissional diferenciado! Confira:

1.Capacidade de resolver problemas complexos

Fonte da Imagem: Pixabay


Resolver problemas complexos é algo indispensável em um bom profissional, mas poucas pessoas possuem essa capacidade. No entanto, é possível desenvolver essa habilidade em seus momentos de lazer, desde que escolha com sabedoria as ferramentas certas para fazê-lo. Neste post do blog trouxemos 3 dicas para exercitar seu cérebro se divertindo. Uma opção é jogar videogames que exijam a resolução de problemas para passar de fase. Filmes com enredos complexos, que fazem você pensar em formas para que o personagem se saia bem em sua jornada também podem ser uma boa pedida! Cruzadinhas, charadas e desafios de lógica são, da mesma forma, ótimas alternativas para desenvolver o raciocínio, assim como jogos de xadrez. Além disso, ler livros que apresentem obstáculos para os personagens é outra forma de desenvolver a capacidade de resolução de problemas. Quanto mais contato você tiver com esse tipo de situação, mesmo que na ficção, mais preparado vai estar na vida real para procurar os caminhos certos e vencer os desafios do dia a dia.

2. Habilidade para trabalhar com diferentes culturas

Fonte da Imagem: Pixabay


Em um mundo cada vez mais globalizado, saber lidar com diferentes culturas é prioridade para funcionários de empresas que lidam com pessoas de outras cidades ou países. Para se tornar um craque nesse quesito, o ideal é visitar distintos lugares, principalmente em experiências de intercâmbio. No entanto, sabemos que viajar não é assim tão acessível, mas a boa notícia é que existem outras formas de ter contato com outras culturas. O primeiro passo é aprender uma língua estrangeira, seja em cursinhos de idiomas, com professores particulares ou até mesmo utilizando livros didáticos e sites especializados no assunto. Além disso, é preciso também ter contato com amostras autênticas da língua: se você está estudando francês, dedique-se a conhecer o seu povo: pode ser vendo filmes franceses, procurando vídeos no Youtube com falantes nativos do idioma ou conversando com pessoas estrangeiras em aplicativos de celular!

3. Criatividade

Fonte da Imagem: Pixabay


Trazer ideias novas e sair do lugar comum é uma característica fantástica. O problema é que a maioria das pessoas tende a fazer as coisas sempre do mesmo jeito, de uma forma padrão, sem muita originalidade e criatividade. Apesar de que muitos acreditam que a criatividade é uma característica inata, ela pode ser desenvolvida, de acordo com o professor Brad Hokanson, da Universidade de Minnesota. Em entrevista à revista Galileu, Hokanson deu uma dica valiosa: “Uma das formas de aumentar nosso potencial criativo é nos expondo a ambientes, coisas e pessoas diferentes. Algumas pesquisas mostram que nossas memórias e experiências em lugares diferentes podem nos ajudar a resolver os problemas de onde vivemos. As pessoas podem ter visões limitadas em seus ambientes de trabalho, por exemplo, mas podem mudar as coisas tendo certeza de que atingiram os limites por lá”. Assim, corra sempre atrás de novas experiências, pois o contato com o desconhecido pode te ajudar a se tornar alguém mais autêntico e criativo!

 

 

Fontes consultadas:

http://exame.abril.com.br/carreira/os-10-profissionais-mais-escassos-no-brasil-em-2016/

http://exame.abril.com.br/carreira/as-10-competencias-mais-raras-entre-profissionais-brasileiros/

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2014/10/criatividade-se-adquire-com-pratica.html

https://pixabay.com/pt/inicializa%C3%A7%C3%A3o-neg%C3%B3cios-empres%C3%A1rio-594127/


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter