05 dicas inusitadas para economizar energia

05 dicas inusitadas para economizar energia

Voltar

Já falamos em nosso blog sobre a crise hídrica e sobre a crise energética, dois temas que estão sendo o centro das atenções este ano. Além disso, fizemos um post com 5 formas de economizar água em casa, que foi um sucesso. Por isso, acreditamos que chegou a hora de dar dicas para economizar energia!

Com simples ações diárias, é possível evitar gastos desnecessários e cortar despesas, além de contribuir com o meio ambiente. Estamos “carecas de saber”, por exemplo, que não devemos deixar as luzes acesas quando estivermos fora do cômodo em que se encontram, que é necessário evitar banhos demorados e que temos que deixar as roupas acumularem antes de utilizar a máquina. Mas quais outras ações, não tão divulgadas assim, podem ser tomadas?

Confira a seleção que fizemos com as dicas “não convencionais” mais interessantes que encontramos:

1. Você sabia que organizar os alimentos na geladeira é uma ótima forma de economizar energia? A lógica é simples: quando as comidas estão espalhadas, sem nenhum tipo de padrão, fica difícil encontrar o que queremos. Assim, gastamos mais tempo com a porta aberta e, consequentemente, desperdiçamos energia. Além disso, outra dica é deixar espaço entre os produtos e não forrar as prateleiras, pois isso ajuda na circulação do ar. E nada de ficar abrindo a geladeira para pensar no que comer. Pense antes, e pegue os alimentos depois.

geladeira

2. Ao escolher a proteção de tela do seu computador, você também pode contribuir para um consumo mais consciente! Cores brilhantes no monitor exigem um consumo de energia maior. Portanto, prefira tons mais escuros, e não se esqueça de programar o seu computador para acionar o descanso de tela após alguns minutos de inatividade.

computador

3. Os cães precisam de apenas ¼ da luz que os humanos para enxergar à noite e os gatos enxergam aproximadamente 50% a mais do que nós, com pouca luz. Por isso, não é necessário deixar as luzes acesas quando você sair de casa para que seus bichinhos de estimação se sintam confortáveis. Eles ficarão bem no escuro, e você não estará desperdiçando energia em vão.

cahorro e gato

4. A limpeza é uma grande aliada da economia, por incrível que pareça. Além de ser essencial para a higiene e para a estética, limpar os lustres permite retirar a poeira e os bichinhos que ficam acumulados e que diminuem o brilho da luz. Assim, um lustre limpinho pode substituir dois lustres sujos!

lâmpada

5. Na hora de comprar aparelhos eletrônicos, escolha aqueles que possuírem o “Selo Procel”. Esse selo é dado aos produtos nacionais que são campeões de economia! Dessa forma, você estará fazendo a sua parte, sem fazer praticamente nenhum esforço.

selo

Você conhece outras dicas inusitadas para economizar energia em casa? Conte-nos!

 

 

Fontes Consultadas:

http://www.eletrobras.com/elb/natrilhadaenergia/economia-de-energia/main.asp?View=%7BECB4D0F0-5E30-40E1-88D0-734837FB58C2%7D
http://www.ufscar.br/~perene/dicas.htm
http://tudosobrecachorros.com.br/2010/10/como-e-a-visao-dos-caes.html
http://revista.penseimoveis.com.br/noticia/2011/07/nove-medidas-para-baixar-de-vez-sua-conta-de-luz-e-ajudar-a-natureza-3397647.html 
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/simples-mudancas-de-habito-podem-gerar-economia-nas-contas-de-casa.html


DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Receba nossa newsletter