03 formas de adquirir disposição para estudar

03 formas de adquirir disposição para estudar

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Atualmente, estudar e especializar-se dentro de uma área particular é indispensável para manter-se atualizado e ativo no mercado de trabalho. No entanto, sabemos que assumir o compromisso de estudar, em qualquer tipo de curso, exige muita dedicação e disposição. E essa disposição, às vezes, parece difícil de ser encontrada. Por isso, separamos três dicas que te ajudarão a manter o ânimo e continuar nessa jornada gratificante de aprendizado! Confira:

Alimentação

A alimentação está totalmente relacionada com a nossa disposição. Tanto isso é verdade que membros de diversas universidades renomadas, como a Harvard e a Universidade de Sidney, realizaram pesquisas específicas para ver quais alimentos podem ajudar a combater a inércia do sono, que é aquela “preguiça matinal” que quase todos temos. Entre os achados, podemos destacar o café, o chocolate amargo, o chiclete e os carboidratos em geral, que são poderosos aliados para fornecer a energia necessária para enfrentar uma sessão de estudos.

Além disso, é preciso beber muita água e estar sempre bem hidratado. Ter uma garrafinha sempre por perto é uma ação simples que não exige esforços, mas que fará uma enorme diferença na sua qualidade de vida de forma geral. Alimentar-se a cada três ou quatro horas também é uma forma de manter-se disposto, sempre tendo o cuidado de consumir alimentos leves e nutritivos. Comer demais nas refeições pode causar o efeito contrário, então é preciso ter bastante atenção na hora de escolher os alimentos a serem consumidos.

Sono

É óbvio que ter uma boa noite de sono é indispensável para ter disposição. No entanto, muitas pessoas não sabem como conseguir descansar de verdade. O pneumologista Geraldo Lorenzi Filho e a pneumologista Sonia Togerio deram algumas dicas para o site “Minha Vida” sobre como acordar mais disposto, e selecionamos algumas que achamos interessantes.

Você sabia, por exemplo, que antes de dormir é necessário relaxar durante uma hora? Trabalhar ou fazer outras atividades que exijam esforço ou concentração, antes de dormir, não é uma boa opção para quem quer ter uma boa noite de sono. Ao contrário, é necessário realizar atividades “lights”, como ler um livro ou escutar música relaxante.

Além disso, é preciso evitar realizar diversas atividades na cama, como ver televisão, estudar ou jogar videogames, pois o nosso cérebro deve entender que a cama é um lugar específico para dormir e relaxar; assim, evita-se ter insônia ao momento de deitar-se, pois o sono vem de forma mais natural.

Outra maneira de ter um sono de qualidade é evitar colocar o despertador no modo soneca. “Pode fazer mal, porque se tem um sono fracionado, que é de segunda qualidade, e acaba-se dizendo ao corpo que ele pode dormir assim, o que não é certo”, afirma Geraldo Filho.

Atividades Físicas

Fazer atividades físicas ajuda a controlar o peso, fortalece o corpo, melhora a saúde mental e traz mais disposição. De acordo com Geraldo Filho, “o nosso ciclo cicardiano está muito relacionado à temperatura do corpo, quando ele está frio, temos sono. A atividade física eleva o calor corporal, ajudando a despertar melhor”.

Para ter resultados, no entanto, é indicado praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, durante 45 minutos. Fazendo isso, o sistema respiratório fica fortalecido e você terá mais fôlego e para realizar todas as atividades do seu dia. Além disso, praticar atividades físicas produz endorfina, conhecida como o hormônio do bem-estar, o que diminui o estresse e garante mais disposição.

Em entrevista ao site “Metodista”, a economista Rosana Pedroso contou as vantagens de fazer atividades físicas regularmente: “Não tem coisa melhor que correr na esteira ou fazer uma aula de boxe, tomar uma ducha e ir trabalhar. Estou mais relaxada, com disposição para aguentar o que vier pela frente”.

E você, conhece outras maneiras para ficar mais disposto durante o dia? Conte-nos!

Aplicativos amigos

Na era da tecnologia, o que não faltam são aplicativos para nos ajudar em diversos aspectos do nosso dia a dia, e com o sono não poderia ser diferente! Conheça cinco aplicativos que foram desenvolvidos especificamente para te ajudar a ter mais disposição: clique aqui.

Fontes consultadas:
http://engenhariae.com.br/curiosidades/a-ciencia-traz-para-voce-4-truques-para-acordar-com-mais-disposicao
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/18623-como-ganhar-disposicao-e-melhorar-a-qualidade-de-vida
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16318-nove-dicas-para-conseguir-acordar-mais-cedo-e-com-disposicao
http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/18280-aplicativos-monitoram-o-sono-e-prometem-mais-disposicao
http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-3/exercicios-fisicos-pela-manha-garantem-mais-disposicao-para-o-dia
http://www.maisequilibrio.com.br/saude/dicas-para-ter-mais-folego-e-disposicao-5-1-4-400.html


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